Mentoria: principais funções no RH, tipos e como implementar

Mentoria é uma prática de capacitação profissional para o trabalhador adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho de suas funções

Mentoria é o processo de desenvolvimento onde uma pessoa com mais experiência, o mentor, ajuda outra pessoa com menos experiência, o mentorado, na sua trajetória e aperfeiçoamento profissional.

Além da capacitação, a mentoria promove a alta produtividade, melhor retenção de funcionários e maior influência no engajamento. 

Um relatório da Gallup em 2023 mostrou que 51% dos funcionários do mundo estão procurando por outro emprego ou pesquisando vagas ativamente. Este dado aponta uma realidade e desafio enfrentado por muitas empresas, a retenção de talentos.

Outro alerta importante levantado por essa pesquisa é sobre os custos de funcionários desengajados. O baixo engajamento custa à economia mundial 8,8 trilhões de dólares, ou 9% do PIB global.

Na gestão de pessoas, a mentoria é fundamental para transmitir os valores e a cultura da empresa, potencializando a educação inovadora, a flexibilidade e o comprometimento dos funcionários com os objetivos do negócio.

O que é mentoria?

O termo mentoria é também conhecido pela expressão em inglês mentoring (Freepik)

O mentoring é uma modalidade de formação em que uma pessoa com mais experiência e conhecimentos assume o papel de mentor, e a pessoa que vai receber esta formação para expandir as suas competências, o mentorado.

Os treinamentos são essenciais para todas as empresas que pretendem ser eficientes e competitivas, uma vez que as organizações estão sempre realizando novas contratações e promoções que requerem formação específica. 

Neste contexto, a mentoria é uma das estratégias de desenvolvimento profissional mais utilizadas no ambiente corporativo para ajudar a promover a equipe em todos os níveis.

Diferença entre coaching e mentoring

Ao contrário do coaching, que foca no desenvolvimento pessoal trabalhando em certas atitudes, crenças ou hábitos limitantes, a mentoria na gestão de pessoas se concentra mais no nível profissional. 

Portanto, é uma ferramenta prática de capacitação profissional para que o funcionário adquira as habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho de suas funções no ambiente de trabalho.

As principais funções da mentoria na gestão de pessoas

O mentor deve sempre ter em mente o melhor caminho profissional para seu mentorado (Think Work)

A função de uma mentoria basicamente consiste em promover o desenvolvimento pessoal e profissional do seu mentorado através da troca de conhecimentos, competências e experiências.

Porém, na gestão de pessoas, a mentoria vai além. Um mentor pode conduzir a estratégia de outplacement para o processo de demissão humanizada, por exemplo.

Além disso, é uma das oportunidades de desenvolvimento mais valiosas e eficazes que o RH pode colocar ao alcance dos funcionários. 

As principais funções do processo de mentoria no RH incluem o seguinte:

Acompanhamento dos novos talentos e a inserção da cultura da empresa

O mentoring não é apenas focado no desenvolvimento profissional, mas também é um processo de acompanhamento de novos talentos na empresa. 

Com a ajuda do mentor, o aprendiz aprende as normas da organização e se apropria da cultura organizacional

Desenvolvimento do potencial dos talentos 

O processo de mentoria ocorre de forma individualizada, que envolve o reconhecimento dos pontos fortes e das hards e soft skills do mentorado. 

De fato, uma das tarefas do mentor é identificar as competências profissionais mais importantes para a empresa e buscar desenvolvê-las na rotina laboral. 

Transmissão de know-how de forma prática (saber fazer)

A mentoria é a estratégia de capacitação ideal para transmitir aos novos funcionários o conhecimento que os profissionais mais qualificados da empresa que trabalham há anos acumulam. 

Esta aprendizagem tem um componente voltado à prática, uma vez que se transmite através das experiências e lida com os problemas reais do cargo e ambiente de trabalho. 

Redução da curva de aprendizagem e adaptação às novas funções

Uma das principais funções do mentoring é reduzir a curva de aprendizado dos novos contratados: o objetivo é que eles se adaptem rapidamente à empresa e dominem as habilidades necessárias para desempenhar seu trabalho com eficiência. 

Identificação de obstáculos na empresa

A mentoria na empresa geralmente fornece à liderança uma compreensão mais profunda sobre suas equipes, seus relacionamentos e níveis de desempenho. 

Por este motivo é também uma ferramenta para identificar os obstáculos que limitam o desenvolvimento profissional da equipe e da organização.

Benefícios da mentoria na gestão de pessoas

A mentoria de negócios é benéfica para todos os envolvidos (Think Work)

Com o mentoring, as pessoas na empresa não vão adquirir apenas as competências profissionais necessárias, elas também vão aprender a compartilhar os valores e a visão da cultura organizacional, além de desenvolverem um maior sentido de pertencimento. 

A pesquisa “A Falta de Talentos e os Desafios para Atração”, feita pela Think Work em parceria com a Atlas, ouviu 81 empresas no Brasil. 

Para 47% delas, o caminho para resolver a falta de talentos é investir em formação e desenvolvimento. Tatiana Sendin, fundadora e CEO da Think Work, acredita que “o descompasso entre a oferta de profissionais qualificados e as necessidades do mercado brasileiro é um dos principais entraves para o avanço da nossa economia.”

Portanto, ao receber oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, o mentorado pode desempenhar suas funções com maior segurança, o que vai melhorar a sua produtividade e proporcionar mais chances de continuar crescendo dentro da empresa. 

Aprimora as habilidades sociais

Ensinar e orientar funcionários menos experientes permitirá aos talentos aprimorarem suas habilidades sociais e de comunicação, praticando a escuta ativa e tornando-se mais empáticos e receptivos a diferentes perspectivas.

Estimula a motivação do mentor

O mentor também se beneficia do ensino, pois pode desenvolver ainda mais suas habilidades profissionais, autonomia e aprimorar sua liderança. 

Além disso, representa o reconhecimento profissional, o que melhora sua reputação dentro da empresa e influencia positivamente na sua carreira, motivação e desempenho.

Incentiva uma cultura de trabalho em equipe

O mentoring contribui para a criação de uma cultura de trabalho baseada no apoio mútuo, aprendizagem e conhecimento compartilhado.

Esse processo faz com que os funcionários se sintam apoiados e lhes dá a oportunidade de construir relacionamentos fortes, facilitando o trabalho em equipe. 

Redução de custos para o negócio

A mentoria é uma alternativa eficiente quando comparada aos tradicionais programas de formação, pois proporciona a capacitação específica visando facilitar a integração de novos profissionais com custos mínimos para o negócio. 

Por outro lado, essa economia financeira pode ser usada para contratar mais funcionários, aumentar salários, oferecer mais benefícios ou até mesmo fazer novos investimentos que impulsionam o crescimento dos negócios.

Aumenta a eficiência e produtividade

Um dos principais benefícios da mentoria na gestão de pessoas é o aumento da motivação e satisfação dos trabalhadores, levando a um aumento de eficiência e produtividade na empresa

Retém os melhores talentos

Quando os funcionários percebem que têm oportunidades de crescimento profissional em uma empresa que leva em consideração suas necessidades, eles se sentem mais engajados e menos propensos a sair. 

Ao reter talentos, esse processo também evita que profissionais qualificados levem seus conhecimentos para empresas concorrentes. 

Tipos de mentoria

O mentorado recebe suporte e assessoramento de outra pessoa mais experiente e com maior conhecimento na área de atuação (Freepik)

Existem vários tipos de mentoria que podem servir de suporte na área de gestão de pessoas. O RH deve sempre considerar aquele de acordo com o objetivo que se pretende atingir junto dos profissionais. 

Mentoria de desenvolvimento profissional

Tem como foco o crescimento e o progresso profissional dos funcionários. O mentor, que geralmente é a pessoa com experiência em cargos seniores, fornece orientação e apoio ao mentorado visando:

  • Definição de metas de carreira;
  • Aquisição de novas habilidades;
  • Identificação de oportunidades de desenvolvimento;
  • Planejamento para avançar na carreira. 

Mentoria de liderança

Este tipo de mentoria tem como objetivo aumentar as habilidades dos gestores. O mentor, com sua experiência como líder na organização, dá suporte e orientação ao mentorado em áreas como:

  • Tomada de decisão;
  • Gestão de equipes;
  • Resolução de problemas;
  • Habilidades de comunicação;
  • Desenvolvimento de visão estratégica. 

Mentoring de competências específicas

Tal como seu nome indica, o foco é no aumento de competências técnicas ou funcionais específicas para desempenhar um determinado cargo ou área de trabalho. 

Neste sentido, o mentor compartilha conhecimento, fornece orientação e ajuda o mentorado a desenvolver habilidades importantes. 

Mentoria de diversidade e inclusão

Um tipo de mentoring mais voltado para líderes de RH, essa mentoria concentra-se em promover a inclusão, igualdade e diversidade dentro da organização. 

Segundo pesquisa feita pela Deloitte em 44 países, 39% da Geração Z e 34% dos Millennials já recusaram empregos em organizações que não estão alinhadas com as pautas da agenda ESG, que envolvem questões como diversidade, equidade e inclusão, saúde mental e meio ambiente. 

O mentor que é um líder ou profissional com conhecimentos em D&I apoia o RH a promover um ambiente inclusivo, compreender as diversas perspectivas e promover a equidade na organização.

Mentoria Reversa

Nesse caso, um funcionário mais jovem pode apoiar profissionais seniores em processos de digitalização através de mentoring reverso. 

Segundo um estudo da Think Work e Falconi divulgado no segundo semestre de 2022, cerca de 70% das empresas são pouco ou nada orientadas a dados.

Desta forma, esta pode ser uma estratégia para acabar com a escassez de talentos na tecnologia. Além das disciplinas digitais para uso de dados e tecnologia, o jovem mentor também pode contribuir com novos insights para a organização. 

Passos para o RH implementar a mentoria na empresa

Considere fornecer aos melhores talentos da empresa treinamento externo em técnicas de mentoria (pch.vector | Freepik)

Normalmente, as organizações já implementam o mentoring, porém costuma ser aplicado informalmente. Por exemplo, quando um novo talento inicia na empresa, é designada ao colega que possui mais experiência no setor a função de treiná-lo.

A não implementação desta estratégia e a falta comunicação corporativa interna faz com que o processo de mentoria se torne mais uma tarefa a ser realizada entre tantas outras.  

Desta forma, a empresa perde a oportunidade de aproveitar as vantagens que a mentoria proporciona.

Para o RH tirar o maior proveito o máximo proveito, é essencial começar desenhando um programa seguindo os seguintes passos: 

Determine os objetivos

Qualquer programa de mentoria exige planejamento e organização. Portanto, deve ter objetivos claros, focar em determinadas áreas e visar o desenvolvimento de competências profissionais específicas para a função.

Em qualquer caso, é importante que os objetivos sigam os princípios da metodologia SMART, para ajudar a definir critérios claros: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas ​​e com prazos. 

De fato, é conveniente que o departamento de RH estime as horas que serão dedicadas a cada ação individual e a duração do programa. 

Deverá ainda determinar alguns indicadores de RH mensuráveis ​​que permitam verificar a eficácia da mentoria, os resultados e as variáveis organizacionais. Como por exemplo:

  • Taxa de participação;
  • Nível de satisfação dos profissionais;
  • Índice de retenção de pessoal;
  • Produtividade no desempenho das funções e no negócio.

Selecione os mentores

O sucesso da mentoria depende, em grande medida, do mentor, pelo que é importante que selecione pessoas com experiência, que tenham capacidade de liderança, que estejam comprometidas com a empresa e que saibam transmitir os seus conhecimentos. 

O treinamento formal estabelecerá uma base sólida para que o programa de mentoria funcione e forneça as ferramentas necessárias para orientar adequadamente seus mentorados. 

Monitore o processo

Um dos principais passos na implementação do planejamento da mentoria é a monitoração. O RH deve medir tanto o grau de satisfação das pessoas envolvidas no projeto, quanto a evolução dos indicadores relevantes para o sucesso do negócio. 

Portanto, estabeleça um plano de acompanhamento semanal ou mensal para verificar como flui a relação entre o mentor e o mentorado.

E o mais importante, use os dados coletados para verificar o progresso e aprendizado. Lembrando que o people analytics é muito eficiente na coleta e análise de dados para o RH tomar decisões mais assertivas.

Por fim, ainda nessa última etapa do plano, analise as ocorrências do programa e corrija as dificuldades ou imprecisões que forem detectadas visando sempre a melhora em cada novo processo.

Como a gestão de pessoas é beneficiada pela mentoria?

A mentoria ajuda nos fatores que devem ser melhorados para superar a falta de talentos (Think Work)

O mentoring oferece vários benefícios nas organizações. Entre eles, é possível destacar:

  • Ajuda a motivar os talentos internos, seja mentor ou mentorado;
  • Favorece o aumento da produtividade e desempenho;
  • Facilita a transmissão e integração dos valores e cultura da organização;
  • Desenvolve o potencial de liderança em gestores e executivos; 
  • Acompanha profissionais e gestores na carreira profissional;
  • Acelera o processo de adaptação a novas responsabilidades em casos de promoção interna ou onboarding;
  • Potencializa o upskilling e reskilling, o que contribui para as tão importantes atração e retenção de talentos.

Sobre este último ponto, a pesquisa da Think Work já mencionada neste artigo mostra que para superar a falta e atrair talentos, as empresas reconhecem a importância de fortalecer o employer branding, melhorar a política de benefícios e ampliar a oferta de oportunidades para o desenvolvimento profissional.

A mentoria, portanto, proporciona benefícios para a empresa, o mentor e o mentorado, promovendo um ambiente de aprendizado e colaboração que pode impactar positivamente na organização.

pesquisa-cultura-corporativa-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.