Mais da metade das empresas não oferecem treinamentos

Segundo pesquisa, ausência de treinamentos impede profissionais de desenvolver suas carreiras

Desenvolver a carreira é uma das maiores preocupações da maioria dos profissionais. No entanto, para que tenham sucesso nessa empreitada, não é preciso apenas de iniciativas individuais. É necessário que as empresas também compartilhem certa responsabilidade, principalmente na parte de treinamento e desenvolvimento.

Mas, na prática, isso nem sempre acontece. Segundo uma pesquisa feita pela eLearning Industry, mais da metade dos profissionais trabalham em empresas que não oferecem oportunidades de aprendizado ou treinamento que lhes permitam aprender e alcançar promoções.

Os trabalhadores do varejo são os que menos têm oportunidades de treinamento, com 60% deles dizendo que não têm acesso. 

Para 43% dos entrevistados, o problema está na desatualização dos treinamentos oferecidos. Já para 28%, os conteúdos que a empresa oferece não têm a capacidade de beneficiá-los com o crescimento profissional e a mobilidade dentro da organização. 

Ainda, 20% disseram não ter tempo para realizar treinamentos, ainda que adorem aprender, o que sugere que as empresas não estão incluindo o desenvolvimento nas suas rotinas diárias de trabalho. 

Além dos treinamentos, a pesquisa também mostra que os trabalhadores enfrentam outros desafios para alcançar degraus mais altos na carreira. Segundo o relatório, em muitos casos, há um claro favoritismo das lideranças nas decisões, o que mostra a ausência de políticas sólidas de promoção.

Mais de três quartos dos trabalhadores disseram que suas lideranças demonstram vieses e 60% disseram que elas apenas promovem pessoas que compartilham das mesmas opiniões que as suas. 

Quase um terço dos entrevistados disseram que não acreditam ter mobilidade ascendente em sua empresa e não veem uma chance justa de promoção. 

O relatório ainda estabelece uma relação entre esses dados e a falta de diversidade nas organizações, já que 41% dos trabalhadores disseram que a sua empresa não prioriza a inclusão. Tudo isso influencia nos vieses na hora de capacitar e promover pessoas. 

“Parte da criação de uma cultura corporativa forte inclui apoiar o desenvolvimento, o crescimento e a ascensão dos funcionários ao sucesso”, disse o relatório.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para treinar e capacitar suas equipes?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.