Pesquisa realizada em parceria da Think Work com a Atlas trouxe insights para empresas que buscam inovar na atração e seleção com contratações internacionais
Se o desafio para preenchimento de vagas já era previsto no início do ano em pesquisa da Think Work com a Atlas, desta vez, a questão ganhou ainda mais holofotes. 63% das empresas que responderam à pesquisa sobre a falta de talentos consideram preocupante o cenário do recrutamento e atração para o próximo ano.
E como vencer esses desafios diante da falta de profissionais?
Como principais fatores de atração, muitas empresas consideram a opção de trabalho remoto (28%), outras trabalham o alinhamento de valores entre empresa e candidato (32%). Ainda, diversas organizações (22%) afirmaram que utilizam o crescimento na carreira como trunfo nessa hora. Porém, o que foi considerado o principal fator de atração é a criação de mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento (47%).
Para este objetivo, muitos são os caminhos possíveis. Um deles é o caminho da diversidade cultural. Este é especialmente convergente com o trabalho da Atlas, uma Employer of Record (EOR), ou seja, uma empregadora local que facilita contratações em países onde as organizações não possuem sede.
O profissional dos sonhos pode estar há um contrato de você
Enquanto muitas empresas estão perdendo funcionários para o exterior, outras tantas estão conquistando aquele profissional que há tempos buscavam. Como? Ao se abrirem para outros formatos de atração, pode haver uma match com o currículo esperado.
Na mais recente pesquisa da parceria da Think Work com a Atlas, sobre a falta de talentos e os desafios para a atração, 27% das empresas indicaram que já contratam profissionais internacionalmente e 23% estariam abertas para essa ideia. Ao passo que 49% ainda não haviam cogitado a possibilidade.
“Empresas optam por este formato também para ampliar mercado no globo”, ressalta Matthias Wegener, Chief Knowledge Officer da Think Work, indicando que as contratações internacionais não vencem somente uma demanda por pessoas, mas também alcançam outros resultados para as empresas, como o crescimento global.
Além disso, o avanço de contratações diversas também incentiva o público brasileiro. “Pela nossa experiência, as pessoas que estão no Brasil querem aprender outras culturas, gostam deste intercâmbio cultural”, comenta Fernanda Brunsizian, head de Comunicação e Marca da América Latina de Atlas.
A experiência que facilita o acesso aos profissionais escassos no mercado, abertura para diversidade e trocas culturais pode ser facilitada pela expertise da Atlas. Algumas pessoas utilizam escritórios de advocacia para contratações fora do Brasil, no entanto, junto a uma EOR é possível ter facilidades como a negociação de benefícios.
Para entender melhor sobre as vantagens, desafios e perspectivas das contratações internacionais e dos desafios da atração, acesse o vídeo do evento de apresentação de resultados da pesquisa, realizado no dia 27 de junho.
Quer saber mais sobre os resultados da pesquisa e ficar por dentro das últimas tendências sobre a falta de talentos e os desafios para a atração?
Acesse o e-book gratuito com os dados do estudo clicando aqui.