Day off: conceito e a importância de uma cultura de bem-estar

Day off, na tradução do inglês, significa “dia livre” e é um benefício também conhecido como folga remunerada

Uma política de day off, também conhecida como folga remunerada, combina várias causas de ausência para que o trabalhador possa fazer uso da folga paga pelo empregador. 

Como parte da estratégia de atração e retenção de talentos, a oferta do day off na empresa é uma ação que pode ser incluída no chamado salário emocional. 

Depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) conceituou o burnout como estresse crônico relacionado ao trabalho e incluiu na Classificação Internacional de Doenças (CID – 11), o bem-estar das pessoas tornou-se parte da cultura da empresa.

Vale destacar que o day off não contempla somente o dia livre na data de aniversário. Esta ação beneficia o funcionário com um dia de folga e, dependendo da ocasião, serve também como estratégia de recompensa e reconhecimento.

O que significa “day off”?

Day off é um dia de folga remunerado e favorece a qualidade de vida no ambiente de trabalho (pressfoto | Freepik)

No contexto organizacional, ter um dia livre remunerado é uma boa alternativa que as empresas adotaram para melhorar as condições de trabalho dos seus talentos.

Para tanto, existem muitos tipos de folga remunerada que podem se encaixar no conceito de day off. Alguns exemplos são:

  • Compensar horas extras excedentes no banco de horas;
  • Dia livre no dia do aniversário;
  • Day off em data comemorativa ou ponto facultativo;
  • Recompensa e reconhecimento por metas alcançadas.

Embora esse benefício ainda não tenha sido aplicado por muitas empresas, um número crescente de organizações recompensa o bom desempenho com folgas para os funcionários e já incluíram o day off como parte da política de benefícios

Vantagens do day off nas empresas

O dia de descanso extra permite aos trabalhadores reduzir o estresse, o que contribui para sua saúde mental (Think Work)

Esta iniciativa, além de melhorar a saúde mental e aumentar a produtividade, ajuda as pessoas a relaxar, se distanciar da dinâmica do seu trabalho e, com sorte, criar espaço para ideias inovadoras para novos projetos.

Desta forma, outros benefícios do day off são:

  • Maior vantagem competitiva

No mercado de trabalho existe muita competição pelos melhores talentos. Por esse motivo, oferecer dias de folga remunerada pode fazer toda a diferença quando se trata de cargo, remuneração monetária e responsabilidades da função.

  • Evita o esgotamento físico e mental

Por qual razão as empresas devem se preocupar com o esgotamento dos funcionários?

De acordo com um relatório da Gallup produzido em 2023, quando as pessoas não sentem que estão sendo valorizadas no trabalho, têm 2,3 vezes mais chances de experimentar um alto nível de esgotamento.

Sobre o estresse no trabalho, os fatores negativos no ambiente laboral também geram:

  • 63% mais chances de ficar doente;
  • 2,6 vezes mais chances de procurar ativamente um novo emprego;
  • 13% menos confiança no desempenho.

Sobretudo depois do contexto da pandemia e todo o impacto social e psicológico que ela teve nas pessoas, o day off cria situações que fazem com que os profissionais encontrem oportunidades para recuperar as energias e regressar com um melhor desempenho. 

  • Melhora o clima laboral

Atualmente, um ambiente de trabalho positivo é o que muitas empresas buscam e isso é possível graças aos benefícios que o day off traz para os profissionais e, é claro, para as empresas. 

Um ambiente de trabalho saudável serve também para melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho e a experiência do funcionário em toda a organização.

  • Maior retenção de talentos

Oferecer benefícios atraentes para melhorar a retenção de talentos garante uma equipe de trabalho estável e autônoma. Em contrapartida, as altas taxas de rotatividade e absenteísmo refletem em um ambiente inseguro e desmotivador.

Por sua vez, essa realidade se reflete em comprometimento e melhor clima de trabalho, o que leva a uma boa retenção de talentos. A confiança é a chave.

  • Fortalece a marca empregadora

Atualmente, construir um employer branding que representa ideias positivas sobre a empresa em relação ao relacionamento que mantém com os funcionários é uma das prioridades dos profissionais da área de gestão de pessoas

  • Aumenta o desempenho

Uma vez que os funcionários tenham a oportunidade de descansar nas folgas extras, os resultados em termos de aumento de produtividade e diminuição do estresse nas equipes de trabalho são percebidos em toda a empresa.

Portanto, as pausas remuneradas aparecem como uma solução estratégica para estimular a produtividade nas horas trabalhadas (mesmo horas extras) aliada ao bem-estar no trabalho.

  • Maior comprometimento com o trabalho

Sentir-se satisfeito em um trabalho que também se preocupa com as necessidades emocionais é uma motivação que engaja as pessoas no trabalho. O comprometimento é um fator chave que toda empresa precisa para crescer. 

  • Reduz o absenteísmo

Se a empresa não considerar uma política de benefícios atrativa como parte dos incentivos, corre o risco dos seus melhores talentos se ausentarem com frequência ao trabalho, seja por licenças médicas ou falta de motivação. 

Proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de descansar adequadamente, ter um horário flexível e receber benefícios, como o day off, evita o aumento do absenteísmo no trabalho.

  • Promove a saúde mental

A empresa que prioriza o bem-estar emocional e a saúde mental trabalha para que os funcionários tenham um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Quando as pessoas não estão saudáveis ​​mentalmente, têm mais chances de manter relações trabalhistas ruins, o que afeta o trabalho em equipe.

Por que incluir o day off na política de benefícios?

O tempo livre no trabalho é um dos benefícios mais valorizados pelas pessoas (Freepik)

As organizações já entenderam que os trabalhadores são o seu ativo mais valioso e estão apostando em uma cultura organizacional mais centrada nas pessoas.

Assim, incluir o day off na política de benefícios implica reconhecer que a equipe de trabalho não é composta por máquinas, mas por pessoas que precisam de um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal para se sentirem satisfeitas. 

Os trabalhadores que têm um salário justo e com compensações adicionais que visam a sua qualidade de vida conseguem se reconhecer como parte da empresa e tornam-se mais produtivos. 

Desta forma, a implementação de estratégias que promovem uma cultura de bem-estar surge como uma solução promissora para os principais problemas de gestão de talentos. 

Quando o funcionário perde o direito ao day off?

Todos os funcionários da empresa possuem o direito a participar da política de day off. Vale destacar que este dia de folga remunerado não é uma obrigação da CLT, é um benefício concedido pelo empregador de forma espontânea. 

Por este motivo, antes de ser concebido, cabe ao RH considerar cada caso, individualmente, e analisar as seguintes situações:

  • Profissionais ainda em contrato de experiência;
  • O absenteísmo em relação a quantidade de atrasos e faltas registrados no banco de horas;
  • Funcionário no período de cumprimento do aviso-prévio.

Política de day off no aniversário

Um dos momentos mais comuns para o day off é o dia do aniversário dos profissionais (Freepik)

As diretrizes que podem ajudar no modelo de política de day off no aniversário podem estabelecer as seguintes regras:

  1. O beneficiário pode gozar de 1 dia de folga no dia do seu aniversário ou na mesma semana, na anterior ou posterior. Esta licença ou permissão deve ser coordenada com o líder do setor. 
  1. Caso o aniversário seja em um fim de semana, poderá ainda acordar com o líder do setor como usufruir do day off em uma data próxima
  1. Este benefício não pode ser usufruído se o aniversário coincidir com o período anual de férias do beneficiário. 
  1. Esta licença ou autorização deverá ser inserida no sistema de banco de horas como licença especial, detalhando o motivo em observações (aniversário). 
  1. O beneficiário tem um prazo de 30 dias de antecedência para solicitar o dia de folga e alinhar com o líder do setor.
  1. Este benefício não é transferível nem cumulativo com outras licenças.

Day off por compensação de horas

Os dias livres com base no banco de horas são regidos pelas normas trabalhistas. 

De acordo com o 5° artigo da CLT, a compensação do banco de horas no acordo individual de trabalho deve ocorrer no período máximo de 6 meses. A lei estabelece ainda que para prazo superior a 6 meses, somente será acordado com o sindicato da categoria.

Com base na legislação, para determinar a política, avalie como a empresa permitirá que os funcionários usem os dias de folga acumulados. 

  • Como o departamento pessoal vai fazer a gestão dos dias acumulados?
  • O que acontecerá com os dias acumulados em caso de demissão
  • Com quantos dias de antecedência os funcionários devem agendar as folgas? 
  • Como deve ser feito o procedimento?

Salário emocional e day off

Muitos gostam de marcar o day off para as sextas-feiras, para emendar com o final de semana (drobotdean | Freepik)

O salário emocional é composto de todos aqueles conceitos de remuneração não financeira que permitem que os funcionários se sintam satisfeitos em sua vida pessoal e profissional.

O salário emocional não se reflete no holerite, mas implica em pequenos e significativos detalhes, como permitir horários flexíveis, ter um refeitório ou um bom ambiente de trabalho, por exemplo.

Vale destacar que os benefícios trabalhistas obrigatórios não fazem parte dessa remuneração não monetária, porque são direitos que todos os trabalhadores têm de acordo com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Alguns exemplos práticos de salário emocional são:

Day off

É muito importante que os profissionais saibam que podem ter dias de folga no aniversário ou em eventos importantes. Com uma pesquisa interna é possível descobrir se eles valorizam mais a folga do aniversário ou receber um bolo no escritório, por exemplo.

Áreas de Lazer

Disponibilizar áreas de lazer no ambiente de trabalho não se resume a uma sala de jogos. Projete ambientes convidativos com jardim, mesas e cadeiras confortáveis onde todos possam aproveitar os espaços para pausa e descanso. 

Reconhecimento e recompensa

Reconhecer o trabalho das pessoas na empresa é fundamental. Esta recompensa pode se dar por meio do reconhecimento pela qualidade do trabalho ou por atingir metas antes do prazo, por exemplo. 

Neste caso, as ações podem incluir premiações para atividades de lazer, cinemas, jantar, terapias, desconto em academias e massagens, por exemplo.

Dessa forma, os funcionários saberão que seu esforço é realmente valorizado.

O bem-estar como parte da cultura organizacional

Grande parte das empresas já percebeu que investir no bem estar das equipes também é investir em produtividade e lucratividade (Freepik)

Uma cultura de comando e controle, que promove horas de trabalho além da jornada laboral e que posiciona o trabalho à frente da família, são incentivos que caminham no sentido contrário ao equilíbrio da vida pessoal e profissional.

De acordo com a Ben Wigert, responsável pelo workplace management na Gallup:

“Quando as pessoas se sentem inspiradas, motivadas e apoiadas em seu trabalho, elas trabalham mais – e esse trabalho é significativamente menos estressante para sua saúde e bem-estar geral.”

Uma vez que a organização insere o bem-estar dos seus funcionários nas diretrizes que regem a sua cultura, incentiva as pessoas a terem uma vida mais saudável e produtiva. 

Portanto, beneficiar as pessoas na empresa com o day off, é uma forma de mostrar a elas que a organização sabe que, além do local de trabalho, está trabalhando com humanos e que está ciente da necessidade humana de socialização e descanso.

pesquisa-cultura-corporativa-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.