A metodologia ágil é uma abordagem de gestão de projetos e equipes que se caracterizam pela flexibilidade, adaptação e contínua entrega de valor
A metodologia ágil começou como um método voltado para o setor de desenvolvimento de software no início do século XXI e hoje tornou- se um recurso necessário em qualquer área da empresa – e a área de Recursos Humanos não é exceção.
A pandemia mudou os modelos de negócios e trabalho nas empresas. Assim, no ambiente de negócios em constante mudança, os líderes de RH podem encontrar nas abordagens de gerenciamento de projetos do mundo da TI, a chave para se adaptar a esta nova normalidade.
De acordo com um relatório da Gartner, no pós pandemia, 8 entre 10 líderes de RH não têm uma estratégia ágil para a gestão de pessoas ou não sabem como implementá-la dentro da companhia.
Estes dados revelam que esses profissionais caminham nos estágios iniciais de sua jornada ágil de RH e, portanto, ainda estão buscando por onde começar e como implementar o ágil em suas funções.
O que é metodologia ágil?
A metodologia ágil é um conjunto de técnicas aplicadas em ciclos curtos de trabalho, com o objetivo de tornar o processo de entrega de projetos mais eficiente.
Este método foi criado em 2001 por um grupo de desenvolvedores de software através da publicação do “Manifesto Ágil”, que estabeleceu os princípios e valores que devem nortear as metodologias ágeis.
Com essa estratégia é possível dividir as tarefas, definir entregas no curto prazo e agir com mais agilidade. Para a área de Recursos Humanos, implica:
- Ser ágil na hora de se adaptar às mudanças, como as vividas com a adoção repentina do home office;
- Um processo de melhoria contínua onde os erros são assumidos como algo natural e onde se pode aprender para agregar valor à empresa;
- Colaborar de perto com o cliente;
- Dar protagonismo às pessoas, à colaboração e às interações entre os funcionários em relação aos processos organizacionais.
A definição da abordagem ágil
A abordagem ágil é uma forma colaborativa de trabalhar que impulsiona a eficiência por meio da adaptação às mudanças e da flexibilidade.
Assim, este conceito aparece como uma função estratégica para atender à demanda atual dos talentos de uma organização.
“Nossas necessidades atuais de talento estão evoluindo tão rapidamente quanto o ambiente de negócios em que trabalhamos.” Afirma Denise Nichols, chefe global de aquisição de talentos, Marsh & McLennan.
Na prática, os princípios ágeis estabelecem às equipes mais flexibilidade para a tomada de decisões sobre a melhor forma de trabalhar para atingir seus objetivos – fator importante no atual ambiente de negócios em rápida evolução.
Para que serve a metodologia ágil?
Segundo dados de pesquisa do 15º Relatório do Status do Ágil publicado em 2021, além das áreas de desenvolvimento de software e TI, as áreas operacionais e de Recursos Humanos também evoluíram na adoção das metodologias ágeis.
As metodologias ágeis servem para:
- Trazer mais eficiência na gestão de projetos;
- Identificar e solucionar problemas de maneira mais rápida e efetiva;
- Promover a colaboração e comunicação constantes entre equipes;
- Promover flexibilidade e agilidade na hora de se adaptar às mudanças;
- Melhorar a satisfação e o bem-estar dos funcionários ao promover um ambiente de trabalho colaborativo;
- Impactar de forma positiva na retenção de talentos e na produtividade;
- Fomentar a motivação e o compromisso dos trabalhadores ao envolver todos nas tomadas de decisões e nos processos de trabalho.
Vantagens
São muitas as vantagens proporcionadas pela metodologia ágil dentro dos processos de uma organização, podendo citar:
- Os projetos são mais transparentes graças às metodologias ágeis, assim, aumenta a produtividade da equipe;
- A sua utilização permite identificar rapidamente quais são as tarefas mais relevantes em cada momento, portanto, ajuda a empresa a atingir os objetivos de forma mais eficaz e imediata;
- Ajuda a liderança a tomar decisões mais acertadas uma vez que todos estão mais conscientes sobre os objetivos da organização;
- Facilita a identificação de erros;
- Deixa a equipe preparada e adaptável a mudanças;
- Melhora a satisfação dos clientes ao priorizar os problemas que precisam ser resolvidos;
- Permite flexibilidade ao definir funções prioritárias e estabelecer objetivos.
Desvantagens
As metodologias ágeis apresentam muitas vantagens, mas também algumas desvantagens. As principais são:
- Devido às constantes mudanças que podem ocorrer ao longo do desenvolvimento de um projeto, no início dele, é difícil determinar com precisão a quantidade de tempo e recursos financeiros que serão necessários para concluí-lo;
- A equipe precisa ter uma base sólida de conhecimento e habilidades;
- A falta de atenção à documentação do processo pode dificultar o acesso de novos membros da equipe;
- Existe o risco de que a falta de limites do projeto leve a uma falta de controle no que diz respeito a tempo e recursos.
Metodologia tradicional x metodologia ágil
A abordagem tradicional de gerenciamento de projetos coloca uma forte ênfase em processos lineares, documentação, planejamento antecipado e priorização.
Ainda de acordo com este método, o tempo e o orçamento são fixos e para cada etapa existem ferramentas e técnicas previamente definidas que devem ser seguidas à risca.
Por outro lado, a metodologia ágil é uma abordagem usada para o desenvolvimento do trabalho em equipe, colaboração, atribuição de tarefas e flexibilidade para responder às mudanças o mais rápido possível.
O relatório “Desmistificando o RH Ágil” da consultoria Gartner, mostra que o RH ágil está ganhando reconhecimento ao ajudar as organizações a se manterem alinhadas com as demandas atuais dos talentos.
Uma pesquisa recente desta consultoria, apontou que 63% dos líderes de RH relataram o uso de princípios ágeis em alguma operação dentro de suas funções.
Principais metodologias ágeis
Praticamente todas as metodologias e ferramentas ágeis já chegaram à área de recursos humanos, destacando-se as seguintes como as mais utilizadas:
Scrum
Jeff Sutherland, o pai do Scrum, é um profissional multidisciplinar que esteve envolvido em engenharia de software, bem como com aviões de combate.
No seu livro, “A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, o autor afirma que os resultados do Scrum são equipes que melhoram consideravelmente a sua produtividade.
Scrum é uma metodologia ágil baseada no trabalho em equipe e na entrega contínua de valor. No entanto, também pode ser aplicada à gestão de pessoas.
Isso envolve dividir as atividades em pequenas unidades chamadas sprints, que são feitas de forma iterativa para concluir tarefas e atingir metas claras e mensuráveis, realizando reuniões regulares para revisar o progresso e fazer ajustes.
Kanban
Kanban é uma metodologia que se baseia na visualização do fluxo de trabalho e no gerenciamento de tarefas em andamento.
Na gestão de pessoas, as equipes empregam o quadro Kanban como ferramenta de suporte para visualizar e gerenciar o trabalho ‘em andamento’ e adaptar seu processo com base nas necessidades de mudança.
Desta forma, garante que todos os membros da equipe estejam alinhados quanto aos objetivos e prazos.
Lean
Um outro método ágil é o Lean, criado pela Toyota e aplicado no desenvolvimento de software. Este processo foca na eliminação de desperdícios e na maximização do valor entregue ao cliente.
O Lean pode ser adotado no RH para identificar processos desnecessários e eliminar atividades que não agregam valor, aumentando a sua eficiência e produtividade.
9 Box
9 box é uma metodologia ágil de avaliação de desempenho baseado em grade, utilizado para avaliar os níveis de produtividade e potencial de crescimento dos funcionários.
É considerada uma abordagem eficiente para auxiliar o departamento de RH não apenas a entender o tipo de talento que a organização possui, mas também para identificar funcionários de alto potencial.
Além de ser utilizada para gestão de talentos, é frequentemente aplicada em estratégias de Treinamento e Desenvolvimento e Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).
Nexus
Por outro lado, o Nexus é uma metodologia complementar que contribui para a implementação do Scrum.
Por meio do Nexus, é possível entrelaçar vários times Scrum que trabalham de forma colaborativa em um único projeto.
Vale ressaltar que, uma vez que a equipe domina as metodologias ágeis e entende sua correta aplicação, não precisa se limitar a apenas uma delas.
RH ágil
RH ágil é o nome mais popular para aa gilidade no mundo dos recursos humanos. É, portanto, uma abordagem de gestão de pessoas que se baseia nos princípios e valores das metodologias ágeis. Isso envolve:
- Uso de equipe multifuncionais;
- Satisfação e experiência positiva do funcionário;
- Entrega contínua de valor;
- Flexibilidade para se adaptar às mudanças;
- Definição de metas claras e mensuráveis;
- Revisões periódicas para alinhar as equipes aos objetivos do negócio.
Neste contexto, a agilidade se concentra no gerenciamento estratégico relacionado às pessoas, em vez de seguir processos burocráticos e rígidos que já não atendem à atual demanda dos talentos.
Isso pode exigir, na maioria das vezes, uma mudança na cultura organizacional e na forma como este departamento trabalha.
Como implementar a metodologia ágil?
Os métodos ágeis surgiram como resposta às metodologias tradicionais de planejamento que se caracterizavam pela rigidez e linearidade dos processos.
Além de ser uma vantagem competitiva, essa metodologia ágil nos recursos humanos ajuda nos processos de:
- Recrutamento e seleção;
- Redução das taxas de absenteísmo e turnover;
- Implementação das estratégias de employer branding e endomarketing;
- Atração e retenção de talentos.
E também na incorporação das principais tendências de RH, como:
- People Analytics;
- Employee experience;
- Avaliação de desempenho.
No pós-pandemia da COVID-19, cada vez mais organizações buscam criar, planejar e executar estratégias em alta velocidade para responder às mudanças. Assim, para implementar metodologias ágeis no desenvolvimento de pessoas, é preciso considerar aspectos como:
Entender os princípios e valores das metodologias ágeis
Primeiro é importante entender os princípios e valores que norteiam as metodologias ágeis, como: priorizar a satisfação do cliente, entrega contínua de valor e flexibilidade para se adaptar às mudanças.
Ou seja, antes de mais nada, é preciso conhecer a filosofia ágil, independente da metodologia que se pretende utilizar.
Identifique os processos e atividades que podem se beneficiar da agilidade
Por se tratar de uma área burocrática, nem todos os processos e atividades do departamento de recursos humanos podem ser realizados de forma ágil.
Portanto, identifique antes aqueles que podem se beneficiar da maior flexibilidade e adaptação oferecidas pelas metodologias ágeis.
Estabeleça metas claras
As metodologias ágeis são baseadas na entrega contínua de valor, por isso é importante estabelecer objetivos claros para cada projeto ou atividade.
Oferte treinamento para as equipes
Os líderes e gestores precisam garantir que todos os membros da equipe entendam as metodologias ágeis e estejam comprometidos em trabalhar com ela.
Para isso, desenvolva treinamentos ou workshops para familiarizar os funcionários com essas práticas. Este pode ser o primeiro passo para a implantação desta metodologia na gestão dos departamentos para posteriormente expandi-la para toda a organização.
Aplique ferramentas ágeis
Depois de conhecer os diversos métodos para trabalhar modelos de gestão ágil, ferramentas como o Trello para o quadro Kanban ou o Asana para o método Scrum, podem trazer mais eficiência e agilidade na hora de realizar projetos.
Faça avaliações e melhorias contínuas
Uma vez implementadas as metodologias ágeis, é importante avaliar periodicamente a sua eficácia e buscar maneiras de melhorar continuamente.
Um novo estilo de liderança
Uma matéria publicada pela Think Work mostra que a desconexão das lideranças com o RH é uma barreira para o investimento financeiro relacionado à melhorias desta área.
“Os CEOs precisam olhar para o seu RH como um líder de negócios que está conduzindo seu crescimento e reinvenção. E precisam capacitá-los para cumprir esse mandato.”
Julie Sweet, CEO da Accenture.
Mesmo que 89% dos CEOs participantes da pesquisa da Accenture considerem que as metodologias ágeis (dados e tecnologias) no RH têm o papel importante no crescimento de uma organização, apenas 45% deles admitem criar as condições que permitem que o departamento de RH lidere o crescimento dos negócios.
Portanto, com esta nova era do trabalho e mudança de cultura, este fato mostra que por mais que os líderes de RH possam adaptar suas estratégias para se alinhar às necessidades de negócios, ainda falta apoio para transformar a área de pessoas e criar novas e melhores experiências de trabalho.