83% dos RHs acredita que o departamento é tão ou mais inovador que os outros, e 66% dos demais profissionais concorda
A inovação já é prioridade em boa parte das empresas brasileiras, e o RH tem sido um dos catalisadores desse movimento. Entretanto, a percepção sobre as iniciativas de gestão de pessoas varia entre quem está dentro e fora da área.
Essa é uma das conclusões da pesquisa Inovação no RH: Percepções, obstáculos e caminhos para avançar, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios.
O levantamento ouviu profissionais de Recursos Humanos e de outros setores para mapear como a inovação é conduzida, quais barreiras persistem e como o RH é visto nesse contexto.
A inovação dentro e fora do RH
Quando questionados sobre o nível de inovação da companhia como um todo, quase metade dos entrevistados considera que estão alinhados com a média do seu setor, e um em cada três acredita estar à frente do mercado, influenciando tendências.
A percepção positiva é ainda mais forte entre quem ocupa cargos de liderança: 37% dos gestores enxergam seus empregadores como mais inovadores do que os concorrentes. Entre os liderados, essa visão é compartilhada por apenas 23%.
E o RH? É inovador?
Para oito em cada dez RHs, a resposta é sim. Em outros times, essa impressão cai para sete em cada dez.
Quando comparado aos demais departamentos, 34% dos RHs acreditam que sua área é mais disruptiva, contra 21% dos trabalhadores de outras divisões.
Como o RH inova e o que falta para fazer mais?
Entre as estratégias mais comuns para incentivar a inovação, quase metade aponta a reserva de momentos específicos no expediente para essa finalidade. Também se destacam a criação de um orçamento exclusivo e canais de comunicação específicos para captar ideias e sugestões de funcionários.
Outro dado interessante é que a condução dessas iniciativas, em geral, parte da própria liderança do RH. Cerca de 46% dos participantes da pesquisa apontam os CHROs como principais responsáveis pela reinvenção nas empresas. Em seguida, aparecem os colaboradores com dedicação exclusiva à inovação dentro do departamento e outros membros da equipe de Recursos Humanos.
Apesar disso, existem obstáculos. Para acelerar a inovação, os RHs gostariam de ter:
• Maior apoio da alta liderança (41%)
• Mais recursos financeiros (38%)
• Equipe com perfil mais voltado à inovação (28%)
• Cultura organizacional mais aberta à mudança (23%)
• Melhoria na integração com outras áreas (20%)