Prêmio Innovations 2022: 109 projetos receberam o selo RH Inovador

Confira alguns dos principais resultados da edição de 2022 do prêmio e prepare-se para o Innovations 2023!

O Prêmio Think Work Flash Innovations 2022, que culminou na cerimônia que revelou os grandes vencedores do evento, ocorrida em São Paulo, reconheceu quase 110 empresas com o selo RH Inovador. O selo foi concedido com base no Innovations Index, que levou em conta diversos aspectos práticos e teóricos e foi calculado a partir das notas dos jurados do prêmio. 

Por que não começar a se preparar desde já para a edição de 2023 do Prêmio Innovations? Confira nosso e-book sobre a edição de 2022 clicando aqui e se inspire nos projetos vencedores do último ano!

Contando com quase 300 projetos, o Innovations teve a participação de mais de 140 empresas, distribuídas em 12 categorias distintas. Entre elas, Desenvolvimento foi a que mais recebeu inscrições, com 47 iniciativas. A categoria People Analytics foi a menos popular, com apenas 8 postulantes.

Para Matthias Wegener, head de pesquisas e benchmarking da Think Work, o uso de dados pelo RH ainda está engatinhando no Brasil. Ele cita a pesquisa realizada pela Think Work em parceria com a Falconi em 2022, em que 69% das empresas afirmaram que a sua gestão de pessoas é nada ou pouco orientada a dados.

A boa notícia, diz ele, é que muitas empresas reconhecem que este é um dos desafios da área de RH. “Nós fizemos um levantamento sobre os principais desafios do RH para 2023 e 21% das empresas sinalizaram o people analytics como um deles, deixando este tema na 3ª colocação entre todos os desafios”. 

Segundo o head de pesquisas, pode-se esperar que novos projetos direcionados para a análise de dados no RH sejam estruturados com mais frequência nos próximos anos e, “quem sabe, já neste ano a gente tenha boas surpresas neste tema”.

Sobre a categoria mais popular, Desenvolvimento, Matthias acredita que se trata de um dos conceitos chave do RH, ainda mais no Brasil, onde muitas vezes as empresas precisam contornar problemas de qualificação dos funcionários já no momento da sua contratação.

“Para se ter uma ideia, perguntamos em uma pesquisa para as empresas no fim do ano passado qual a probabilidade de elas sofrerem com escassez de mão de obra em 2023. E a resposta foi positiva para quase 6 em cada 10 companhias”, relata. Segundo ele, 54% das companhias afirmaram ainda que esperam ter problemas para contratar profissionais de nível operacional por falta de qualificação e 56% disseram esperar ter dificuldades ao contratar profissionais de tecnologia por falta de profissionais no mercado.

Matthias diz que estes números refletem bem algumas características dos projetos vistos no Innovations em 2022 e que devem aparecer de novo em 2023. “Muitas organizações estão criando projetos de treinamento e desenvolvimento para formar seus próprios profissionais de tecnologia enquanto outras empresas tiveram que criar grandes estruturas de desenvolvimento para suprir suas demandas de contratação de profissionais operacionais em larga escala ou em locais mais distantes dos grandes centros urbanos”.

Fique ligado! As inscrições para a edição 2023 do prêmio serão abertas em breve. Todas as informações serão divulgadas nos canais da Think Work. Participe! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.