Segundo pesquisa feita pelo LinkedIn, entre os empregos de maior crescimento nos EUA estão gerente de análise de RH, gerente de diversidade e inclusão e gerente de experiência do funcionário
A pesquisa Empregos em Alta em 2023, feita pelo LinkedIn, listou os 25 cargos que apresentaram maior crescimento na demanda nos últimos cinco anos, nos Estados Unidos. Entre os cinco primeiros, três estão ligados à gestão de RH: gerente de análise de recursos humanos, gerente de diversidade e inclusão e gerente de experiência do funcionário. Outros dois ainda aparecem ao longo da lista: chief people officer e chefe de benefícios.
Embora seja um mapeamento dos últimos anos, o crescimento desses cargos mostra uma tendência para as oportunidades de carreira e para o futuro do trabalho.
Gerente de análise de recursos humanos
O cargo, que também pode aparecer nos anúncios de vagas como human resources analytics manager, em inglês, ocupa o segundo lugar da lista. Ele descreve o profissional responsável por coletar, analisar e compartilhar dados relacionados à gestão de RH com a empresa, como por exemplo, informações sobre performance e a demografia interna da organização.
As habilidades mais comuns entre pessoas que já ocupam o cargo são: people analytics, visualização de dados e programação em R.
Gerente de diversidade e inclusão
A recente preocupação das empresas com a diversidade e com o ESG colocaram esse cargo em terceiro lugar na lista do LinkedIn. Esses profissionais são responsáveis pela estratégia e pela implementação de políticas que fomentam a diversidade, a equidade e a inclusão na organização.
Treinamentos de diversidade e de desenvolvimento de liderança estão entre as habilidades de quem já ocupa o cargo.
Gerente de experiência do funcionário
Em um contexto recente de great resignation e quiet quitting, as empresas passaram a investir na experiência dos funcionários, e até mesmo dos candidatos, como forma de atrair e reter talentos.
Com atuação focada em quem já trabalha na empresa, o gerente de experiência do funcionário é responsável por supervisionar os processos de engajamento, bem-estar e desenvolvimento dos profissionais. Algumas ações comuns no dia a dia são a criação de treinamentos e de programas de mentoria.
As habilidades mais comuns ao cargo estão ligadas ao engajamento, relações com os funcionários e o onboarding.
Chief people officer
Em 15º lugar, o chief people officer supervisiona todo o trabalho de gestão de pessoas e do gerenciamento de trabalhadores de uma organização, o que inclui liderar esforços relacionados à contratação, ao treinamento, à retenção e ao engajamento dos funcionários.
Os treinamentos mais comuns a quem preenche o cargo são os de gerenciamento de talentos e de cultura organizacional.
Chefe de benefícios
O chefe de benefícios ocupa o 21º lugar da lista e é responsável por criar estratégias para definir e revisar os benefícios dos funcionários, como, por exemplo, plano de saúde e aposentadoria, e implementar iniciativas de desenvolvimento e de reconhecimento dos profissionais.
Treinamentos sobre salários, benefícios e de engajamento de funcionários são comuns no currículo de quem ocupa o cargo.