Clima organizacional: o que é, como fazer a pesquisa e como melhorar

O clima organizacional é o conjunto de sentimentos e impressões dos trabalhadores sobre o ambiente na empresa

Embora muitas vezes se pense que o valor do salário define a felicidade e o bem-estar dos trabalhadores, a realidade é que os aspectos emocionais desempenham um papel muito relevante neste contexto. 

Questões sobre saúde mental, por exemplo, estão no centro das discussões de grande parte das empresas. Isso porque, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a síndrome do burnout como fenômeno ocupacional, os afastamentos cresceram 114,8% no Brasil.

E o fato é que, além de ajudar a melhorar o bem-estar dos funcionários, as organizações já comprovaram os benefícios que trabalhadores motivados podem trazer a elas. E por isso, apostam em programas de saúde tanto física quanto emocional do seu pessoal.

Este artigo vai mostrar como o clima adequado no ambiente de trabalho tem uma influência notável na saúde e bem-estar dos funcionários, e em variáveis ​​tão sensíveis ao funcionamento da empresa como a capacidade de retenção de talentos ou a imagem da marca empregadora.

O que é clima organizacional?

O clima organizacional mede os sentimentos dos funcionários sobre as políticas e práticas da empresa (rawpixel | Freepik)

O clima organizacional é definido como um conjunto de propriedades mensuráveis ​​sobre como o ambiente de trabalho é percebido – direta ou indiretamente – pelos indivíduos que lá desenvolvem suas atividades e que influenciam sua motivação e comportamentos. 

Segundo Idalberto Chiavenato, especialista em administração e gestão de pessoas, “clima organizacional se refere aos aspectos internos de uma organização, à atmosfera psicológica e às características da empresa”. Para ele, o termo está relacionado às propriedades motivacionais do ambiente interno da organização. 

O autor ressalta ainda a influência do clima na motivação:

“O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas sobre as quais consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. 

As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas – quando positivas – tendem a aumentar a motivação das pessoas” (CHIAVENATO, 2005, p.52).

É importante destacar que este é um conceito percebido pelos trabalhadores que depende do juízo de valor individual, portanto, pode variar muito de pessoa para pessoa, pois incluem dimensões físicas, mentais e emocionais. 

Benefícios de um bom clima organizacional

Manter um bom clima organizacional permite obter importantes vantagens para as instituições (Think Work)
  • Um ambiente confortável: A ausência de tensões facilitará a comunicação interna e o relacionamento entre os membros da empresa, a redução do medo e o aumento da autoconfiança e da equipe. 

  • Aumento do interesse: Um ambiente descontraído e agradável ajuda a renovar o desejo de trabalhar e também o interesse das pessoas em empreender novos projetos. 
  • Satisfação no trabalho: A comunicação, sentimento de pertencimento e reconhecimento vão aumentar a felicidade dos funcionários no trabalho. 
  • Evita o absenteísmo laboral: A infelicidade no trabalho e um clima organizacional ruim são alguns dos motivos que elevam os índices de absenteísmo
  • Melhora a produtividade do trabalho: Um ambiente adequado permite o desenvolvimento individual e em equipes favorecendo a otimização de tempo e uso inteligente de recursos.

Clima organizacional x cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores e princípios associados à forma como o trabalho é feito e às normas que orientam o comportamento de uma organização. 

Por outro lado, o clima organizacional na empresa tem uma relação direta com o ambiente de trabalho e pode servir como uma métrica para medir os sentimentos dos funcionários sobre as políticas e práticas de seus empregadores. 

Assim, é possível afirmar que o clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional. 

Qual a importância do clima organizacional para as empresas?

Funcionários mais satisfeitos, em um ambiente que os deixe confortáveis, produzem mais, o que aumenta a eficiência e os ganhos das empresas (Drobotdean | Freepik)

Promover um bom clima numa organização faz uma grande diferença no desempenho dos empregados, além do impacto profundo na motivação, atitudes e satisfação de todos os envolvidos a nível individual.

Nesse sentido, gerar um ambiente de trabalho favorável influencia aspectos como:

  • Aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários; 
  • Promove o trabalho em equipe;
  • Facilita a comunicação interna;
  • Reduz o absenteísmo e o turnover;
  • Melhora o relacionamento entre líderes e liderados;
  • Reforça o employer branding;
  • Aumenta a produtividade e o desempenho das equipes;
  • Promove a retenção de talentos;
  • Pode fazer a diferença para um candidato aceitar — ou não — uma oferta de emprego.

Pesquisa de clima organizacional: o que é?

Pesquisa de clima organizacional é um estudo utilizado para avaliar a satisfação no trabalho ou o sentimento do trabalhador com a empresa, em torno de questões como condições de trabalho, remuneração, reconhecimento, comunicação e relacionamento interpessoal, por exemplo.

Um artigo escrito por Bruno Arins para a GPTW (Great Place to Work) sobre ‘os impactos da boa gestão de clima organizacional’ mostra que, zelando por esse aspecto, pequenos, médios e grandes negócios podem aumentar o rendimento. Isso é reflexo do bom desempenho das equipes.

Por isso, recomenda-se que esta medição seja realizada periodicamente, pois o seu valor não reside apenas em um determinado momento, mas em como a empresa evolui a partir das ações específicas que se implementam para melhorá-la.

Benefícios da pesquisa de clima organizacional:

  • Tornar visíveis os pontos fracos e ineficiências da organização; 
  • Identificar conflitos específicos que afetam o trabalho; 
  • Detectar as necessidades da força de trabalho;
  • Medir o impacto das ações realizadas pela empresa;
  • Possibilitar a criação de relatórios de boas práticas;
  • Contribuir para melhorar o bem-estar dos trabalhadores ao ser levado em consideração; 
  • Desenvolver uma cultura aberta à opinião e melhoria contínua;
  • Facilitar a tomada de decisão;
  • Permitir que a organização aprenda e melhore através do feedback.

Como conduzir uma pesquisa de clima?

As pesquisas devem ser aplicadas periodicamente, para medir a evolução do clima em diferentes momentos (Alex Green | Pexels)

A pesquisa de clima organizacional é o indicador mais preciso que demonstra os níveis que a organização possui em termos de relações trabalhistas. 

Quando é positiva, gera benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a própria organização. Por outro lado, quando é negativa acarreta perdas, gastos, conflitos e outras situações adversas que podem afetar a organização como um todo.

Ao conduzir uma pesquisa de ambiente de trabalho, é importante considerar aspectos como:

  • Estabelecer o objetivo da pesquisa, ou seja: o que se quer saber e o que será feito com o que descobrir; 
  • Definir os indicadores a serem avaliados, seja satisfação com os líderes, trabalho em equipe, equipe, condições de trabalho, ambiente, tarefas, carga horária e remuneração, por exemplo;
  • Promover a sinceridade e transparência e evitar vieses nos resultados, através da utilização de meios confidenciais;
  • Fazer perguntas adequadas e usar ferramentas específicas na hora de implementar a pesquisa. Uma dica é realizar o levantamento por meio de plataformas como SurveyMonkey ou Google Forms.

Por que algumas empresas têm um clima organizacional ruim?

Mesmo sem conduzir uma pesquisa de clima, as empresas têm alguns indicativos para identificar um clima organizacional ruim (KamramAydinov | Freepik)

Diversas pesquisas mostram que funcionários engajados entregam melhores resultados à organização. Ambientes com um bom clima organizacional, é claro, proporcionam mais engajamento aos times.

Apesar de ser estratégico para qualquer instituição, um estudo global realizado pelo Instituto Gallup, descobriu que apenas 15% da força de trabalho é considerada engajada. O que significa que 85% dos trabalhadores de todo o mundo sentem-se desmotivados.

Veja a seguir quais podem ser os indicadores de um clima organizacional ruim:

Turnover

Também conhecido como rotatividade, altas taxas de turnover indicam que a empresa não atende as expectativas dos seus funcionários e a falta de comprometimento é resultante do alto índice de pedidos de desligamentos.

Absenteísmo

Atrasos e faltas frequentes são também resultado de uma experiência negativa e insatisfação no ambiente de trabalho.

Baixo desempenho

Uma avaliação de desempenho com indicadores negativos de baixa produtividade e resultados, mostra a apatia e falta de ânimo dos trabalhadores em relação à empresa.

Descumprimento das obrigações legais

Estas ações revelam e deixam claro o descontentamento dos funcionários com o clima e a cultura organizacional.

Conflitos interpessoais

A intensidade e frequência dos conflitos internos determinam se o clima está agradável ou tenso.

Desperdício de materiais e mal uso das ferramentas de trabalho

Um fato que gera prejuízos e indica a insatisfação com as condições de trabalho ofertadas pela corporação.

Queixas com colegas, superiores ou médico do trabalho

Reclamações sobre as angústias no trabalho, sobrecarga de tarefas, constrangimentos e situações como humilhações e discriminações influem negativamente no ambiente laboral, e sobretudo, na qualidade de vida dos funcionários.

Como melhorar o clima organizacional da empresa?

Para melhorar o clima organizacional, as empresas podem começar por ações simples e de baixo custo (Freepik)

É precisamente para evitar este cenário que trabalhar o clima organizacional oferece a oportunidade para as empresas desenvolverem um projeto de longo prazo, pois depende do comportamento geral da instituição e deve representar os objetivos e filosofias da organização. 

Algumas das estratégias para oferecer uma boa experiência do funcionário e melhorar o clima organizacional que podem ser úteis na hora de agir são:

  • Estratégias de desenvolvimento organizacional 

Esta é uma estratégia que pode ter como base a psicologia organizacional, uma vez que é promovida desde a gestão da organização com o objetivo de adequar crenças, valores e atitudes aos desafios empresariais em um ambiente cada vez mais competitivo.

  • Comunicação interna e feedback

Dar voz às pessoas faz com que todos se sintam ouvidos. Esta é uma das melhores maneiras não apenas de conhecê-los, mas também de fazê-los se sentir parte da organização. 

Além disso, por meio dos canais de comunicação interna, a equipe de recursos humanos pode saber em primeira mão qual é a real situação do clima na corporação. 

  • Funcionários na tomada de decisões

Uma ação que desenvolve o senso de pertencimento das pessoas é considerá-las nas tomadas de decisão ao implementar mudanças nas políticas, procedimentos e regras para que sejam favoráveis ​​a todos.

  • Diversidade e relações interpessoais

É fundamental estimular o relacionamento interpessoal e um estilo de gestão que aproxima as pessoas. Neste sentido, líderes e diretoria, ao promover a comunicação horizontal, contribuem para a construção de um bom ambiente de trabalho. 

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business mostrou que tornar o local de trabalho verdadeiramente inclusivo pode reduzir os conflitos internos em até 50%, quando comparados com empresas que não estimulam a diversidade.

  • Benefícios flexíveis e conciliação familiar

Em tempos como a pandemia de covid-19, muitas empresas deram um passo no sentido de flexibilizar os horários, benefícios e implantar o modelo home office, abrindo as portas para a continuação destas medidas ao longo do tempo, a favor do trabalhador. 

Inclusive, 51% dos profissionais dizem que mudariam para um emprego que lhes permitisse flexibilidade de horário. É o que mostram os dados de uma outra pesquisa do Gallup.

  • Ambientes e infraestrutura adequados

Além de cumprir com as Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, quando se trata da saúde, é importante fornecer móveis confortáveis ​​e ergonômicos para os funcionários. 

Além disso, também é importante oferecer um ambiente decorado de forma que represente a cultura e os valores da empresa, com elementos pensados ​​para promover a produtividade e a interação do pessoal. 

  • Cultura de aprendizagem

Práticas de Treinamento e Desenvolvimento, além de necessárias para o desenvolvimento das pessoas e negócios, são fundamentais para um clima organizacional positivo. 

Após a pandemia, as empresas estão reinventando o trabalho e experimentando novos caminhos para buscar soluções de aprendizado eficazes e assim acompanhar as mudanças. 

Para se ter uma ideia, há 2 anos, a maioria dos treinamentos corporativos (71%) eram realizados de forma presencial. Atualmente, 69% de todo treinamento é online, segundo dados levantados pela Pesquisa Panorama do T&D no Brasil.

  • Recompensas por conquistas

Ao fazer um diagnóstico a partir de avaliações de desempenho, é possível identificar e acompanhar o cumprimento de metas e objetivos, para assim reconhecer a performance das pessoas no trabalho.

Esta atitude ajuda a criar um ambiente positivo e incentiva os trabalhadores a serem melhores em suas funções.

  • Promova a saúde da equipe

Promover ginástica laboral no escritório, reservar espaços para lanches e café, ​​e até oferecer mesmo descontos em programas de saúde podem ser incentivos ideais para melhorar a vida dos trabalhadores.

pesquisa-cultura-corporativa-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.