Valorizar as necessidades dos funcionários pode ser um processo complexo relacionado não apenas a fatores de remuneração, treinamentos e planos de carreira, mas também às próprias estratégias de saúde e bem-estar corporativo
Investir em políticas de saúde e bem-estar – físico e mental – dos funcionários é uma das premissas que devem ser priorizadas pelas empresas, visto que ainda há lacunas no suporte direcionado aos profissionais. Isso porque de acordo com o Índice de Nação Mais Saudável de 2023, da empresa de saúde e bem-estar Nuffield Health, 44% dos trabalhadores foram impactados negativamente pelo trabalho em algum momento deste ano.
No Brasil, os profissionais também parecem ser afetados, posto que 86% dos funcionários mudariam de emprego para preservar o equilíbrio emocional. Esse mesmo percentual acredita que as empresas ainda não estão preparadas para lidar adequadamente com a saúde mental dos funcionários. A pesquisa Think Work & Pipo | Saúde Mental no Trabalho 2023, inclusive, corrobora esses resultados. Segundo o estudo, 63% dos trabalhadores tiveram uma crise emocional nos 6 meses anteriores à coleta de respostas.
Além disso, 6 em cada 10 não se sentem satisfeitos ou felizes na companhia e mais de três quartos já conheceram alguém que precisou se afastar das atividades por razões psicológicas, segundo um relatório produzido pelo Infojobs, site que divulga oportunidades de emprego e oferece soluções de tecnologia para RH.
Contrárias à essa realidade, as mudanças no mundo corporativo estão surgindo para tornar o cenário mais “saudável”. As empresas também começaram a fazer ajustes na cultura organizacional buscando um ambiente mais acolhedor, positivo e humano.
Como assegurar o bem-estar dos funcionários em 2024?
Ainda sob esta visão, um relatório da Nuffield Health de 2022 mostrou que duas em cada três empresas oferecem políticas de bem-estar físico e mental aos funcionários. E algumas destas tendências seguirão para 2024, segundo o chefe de atenção primária da companhia, Marc Holl. A seguir, confira cinco estratégias para assegurar o bem-estar da equipe no ambiente corporativo:
Dê apoio à saúde física
O Índice de Nação Mais Saudável de 2023 revelou que 36% dos profissionais que se afastaram do trabalho o fizeram devido a problemas musculoesqueléticos. Tal questão reflete a falta de apoio à saúde física no local de trabalho.
Uma boa solução, aliada ao desenvolvimento digital, seria investir em tecnologias de roupas tecnológicas apropriadas, como os exoesqueletos – armações mecânicas que podem ser usadas por um trabalhador para apoiar e proteger o corpo da tensão do trabalho. De acordo com Marc, pesquisas demonstram que a vestimenta pode reduzir o trabalho exigido pelos músculos.
Além disso, é importante que os empregadores promovam meios adequados para dar espaço à saúde física no trabalho, incluindo as avaliações de mesas dos escritórios, ou da casa – em se tratando de profissionais em trabalho flexível.
Ajude a aumentar os índices de satisfação
Os líderes e gestores estão mais abertos às sugestões dos funcionários e procuram chegar a um meio termo para melhor adaptar os modelos de trabalho. A iniciativa tende a continuar em 2024, junto à importância de garantir uma maior satisfação dos trabalhadores em todos os setores.
De acordo com o especialista, as empresas continuarão a se concentrar no objetivo de melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, bem-estar no trabalho, desafio intelectual e crescimento e desenvolvimento pessoal.
Incentive o autocuidado
Ainda segundo a pesquisa, apenas 15% das pessoas dedicam tempo para cuidar de si. As ações são feitas, sobretudo, fora do horário de trabalho. No entanto, uma vez que as atividades laborais estão atreladas à vida, o autocuidado deve fazer parte do dia a dia no ambiente corporativo.
Aparentemente, os gestores estão mais conscientes que existem benefícios em priorizar o tempo individual do profissional. Para promover o bem-estar dos funcionários em 2024, as companhias tendem a fornecer ferramentas úteis que o incentivem a desacelerar. As iniciativas podem ser feitas por meio de sessões de mindfulness da empresa, com convidados especialistas, com foco na conscientização.
Forneça espaço para a inclusão
Para dar uma visibilidade adequada a todas e todos, as políticas de diversidade e inclusão continuarão a se estender aos programas de bem-estar. Ademais, muitas companhias tendem a repensar a política de benefícios para promover justiça, igualdade de oportunidades e, claro, prevenir o burnout.
O lema para 2024 se resume a dar a oportunidade de acesso ao suporte e recursos aos profissionais. A saber, do que adianta fornecer desconto em uma academia de ginástica, se não há unidades próximas capazes de atender à demanda do profissional?
Para evitar isso, é importante coletar feedbacks e compreender as necessidades de cada um, com um olhar mais atencioso. Desta maneira, será possível adaptar os benefícios às particularidades e garantir um maior apoio.
Ajude a reduzir o estresse financeiro
O relatório ainda expôs que 59% dos indivíduos acreditavam que as preocupações financeiras impactaram negativamente na sua saúde mental. Sem o apoio adequado, tal realidade pode afetar a confiança e a identidade de uma pessoa no trabalho.
Por conta disso, muitas empresas estão adaptando condições para que os funcionários possam reduzir os custos. Elas oferecem, por exemplo, opções de trabalho e rotinas flexíveis – incluindo o home office – que ajuda a economizar na hora do deslocamento. Além disso, no próximo ano também haverá um foco maior na oferta de benefícios para o acesso à creche, a fim de auxiliar na gestão dos altos custos do cuidado infantil.
Por fim, o diretor ainda ressalta a importância de promover um ambiente saudável, que incentive os cuidados individuais, incluindo uma boa rotina de sono por parte dos funcionários. “Acreditamos que mais empresas fornecerão suporte de bem-estar por meio de serviços externos, como a terapia cognitivo-comportamental”, destacou.
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.