Remuneração e Benefícios, Liderança e Carreira foram áreas que receberam menos inscrições no prêmio Think Work Innovations e mostram que ainda há espaço para inovação
Com a participação de 123 empresas de diferentes segmentos, a edição de 2024 do prêmio Think Work Innovations evidenciou o compromisso das organizações com a inovação em RH.
No entanto, três categorias chamaram atenção pelo menor número de inscrições, sinalizando que ainda há espaço para melhorias significativas nesses setores.
Entre as áreas menos exploradas estão Remuneração e Benefícios, com apenas 10 ações inscritas (representando 3% do total); Liderança, com 13 projetos (4% das inscrições); e Carreira, com 15 iniciativas (5%).
Esses números indicam que práticas de gestão de carreira, recompensas e formas inovadoras de liderança ainda não são prioridades em muitas companhias.
Por outro lado, os projetos que se destacaram nessas categorias podem servir como inspiração para empresas que buscam soluções criativas e eficientes. Veja alguns deles a seguir.
Remuneração e Benefícios
A Petrobras venceu o prêmio Think Work Innovations na categoria Remuneração e Benefícios por implementar a licença-maternidade integral para mães que não gestaram.
Antes, elas tinham direito apenas à licença-paternidade de 5 dias. Agora, essas mães podem usufruir de 120 dias de licença, igualando-se às mães gestantes.
A medida, adotada em 2023, foi custeada pela própria empresa e contou com a participação ativa das funcionárias. Além de beneficiar essas mães diretamente, melhorou o clima organizacional e inspirou outras empresas a adotar políticas semelhantes de inclusão e diversidade.
Liderança
A ePharma transformou seu setor de recursos humanos em um verdadeiro centro de excelência ao criar o CoE PeopleX em 2023. O objetivo era modernizar a área de gestão de pessoas, escalando processos e capacitando lideranças para uma atuação mais autônoma e eficaz.
O CoE foi dividido em três frentes: catálogo, atendimento e capacitação. O catálogo oferece produtos e serviços de RH que os líderes podem acessar facilmente, enquanto o atendimento abrange autosserviço, soluções digitais e consultorias presenciais. Já a capacitação se concentra no desenvolvimento contínuo dos gestores, garantindo que eles estejam preparados para liderar com autonomia.
A ação melhorou a integração e o alinhamento estratégico da empresa, impactando diretamente 100% dos líderes e fortalecendo a cultura organizacional. A marca também levou o troféu Think Work Innovations na categoria Liderança.
Carreira
Vencedor no segmento Carreira, está o programa de feedback contínuo da Pipo Saúde. Criado para monitorar o desempenho dos colaboradores em tempo real e promover uma cultura de melhoria constante, o processo ocorre mensalmente, com avaliações feitas tanto pelos funcionários quanto pelos líderes.
As avaliações são sobre o desempenho, e os resultados são compartilhados entre o colaborador, líder, Business Partner (BP) e a liderança sênior, proporcionando uma visão completa.
Com isso, a Pipo conseguiu capacitar seus líderes para atuarem como mentores, passou a corrigir falhas mais rapidamente e registrou melhora na performance geral da empresa.
Para descobrir mais cases inspiradores e dados essenciais sobre inovação no RH, baixe o ebook 36 iniciativas mais inovadoras de RH. Neste material, você vai entender como empresas de destaque estão transformando suas práticas de gestão de pessoas e como aplicar essas ideias para impulsionar a inovação no seu time!