80% dos trabalhadores sentem ansiedade com reuniões diárias

Segundo pesquisa feita pela Craft, ansiedade com reuniões diárias é sentida por 83% dos gestores e 71% das equipes 

Uma pesquisa feita pela Craft descobriu que a cultura que privilegia reuniões em primeiro lugar tem deixado os trabalhadores mais desanimados. Os resultados mostram que 80% dos profissionais dizem se sentir ansiosos por participar de reuniões diárias.

Essa ansiedade é sentida por 83% das lideranças e 71% das equipes. 

Segundo a pesquisa, 59% dos trabalhadores acreditam que poderiam passar menos tempo em reuniões. Um trabalhador médio realiza cerca de quatro horas de reuniões por semana, e isso aumenta ainda mais para a gerência. 

O estudo também mostra que apenas 1 em cada 4 funcionários se sente preparado para os encontros. Sem surpresa, 35% consideraram que as suas últimas reuniões foram improdutivas. 

“Isso demonstra um sentimento geral de ineficiência, sugerindo que o tempo real gasto em reuniões nem sempre se traduz em produtividade. Além da produtividade, reuniões excessivas ou improdutivas podem impactar negativamente o bem-estar mental dos funcionários, o que pode ter efeitos negativos na sua equipe e no seu negócio.”, diz o estudo. 

A comunicação assíncrona aparece como uma alternativa: cerca de 72% dos trabalhadores acreditam que as reuniões que tiveram recentemente poderiam ter sido substituídas por comunicações escritas. 

Por isso, o estudo também traz recomendações para as organizações que querem adotar comunicações mais assíncronas:

  • Faça mudanças culturais: Libertar-se da mentalidade de “reunião em primeiro lugar” requer uma transformação cultural. Isso significa promover benefícios de comunicação assíncrona, fomentar a intencionalidade e buscar feedback dos funcionários;
  • Preparação: investir nas ferramentas de colaboração certas que suportem a comunicação assíncrona é vital. Escolha ferramentas fáceis de usar, forneça treinamento e estabeleça um ciclo de feedback para garantir adaptabilidade contínua;
  • Reestruturar as reuniões: não se trata de eliminar completamente as reuniões, mas de torná-las mais intencionais e eficazes. Adote uma combinação de comunicação assíncrona e reuniões focadas para nutrir conexões e impulsionar a inovação;
  • Melhore a qualidade da reunião: Antes de agendar uma reunião, avalie sua necessidade. Estabeleça agendas claras, incentive a preparação, colete feedback e, quando possível, reúna-se pessoalmente para evitar as armadilhas da videoconferência.

Foram entrevistadas 2 mil trabalhadores em regime híbrido nos Estados Unidos.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar o bem-estar dos funcionários?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.