Perto da aposentadoria, Geração X enfrenta um grande desafio 

Grande maioria da Geração X ainda precisa solucionar impasses antes de pensar na aposentadoria

Filha dos Baby Boomers, a Geração X engloba os nascidos entre meados de 1960 e início da década de 1980. Com alguns de seus representantes próximos a completar os 60 anos, muitas pessoas do grupo anseiam pela aposentadoria ou já aproveitam o tão esperado descanso. Do outro lado da moeda, grande parte da Gen X ainda enfrenta um impasse: não há dinheiro suficiente para parar de trabalhar de vez. 

No Brasil, cerca de 55 milhões de pessoas fazem parte da Geração X. O número é superior a um quarto da população do país, conforme expõe a pesquisa recente do Itaú BBA, o banco de investimentos do Itaú Unibanco. O mesmo estudo ainda revela que os consumidores entre 40 e 50 anos ocuparam a primeira posição do ranking de gastos durante a pandemia de covid-19, tanto em compras online quanto presenciais. 

Sob esta perspectiva, uma pesquisa do Instituto Nacional de Segurança de Aposentadoria (NIRS) sugere que muitos da Geração X não poupam dinheiro de maneira adequada para manter o padrão de vida na aposentadoria.

“Os dados indicam claramente que o sistema que temos em vigor agora não fornecerá renda adequada para muitos trabalhadores”, considera o diretor de pesquisa do NIRS e coautor do estudoThe Forgotten Generation: Generation X Approaches Retirement” (“A Geração Esquecida: As abordagens da aposentadoria da Geração X”, em inglês), Tyler Bond. 

Segundo o relatório, apenas 14% dos trabalhadores adultos do grupo têm um plano de pensão. Mesmo assim, a quantia guardada não é tão alta. O valor médio das poupanças da Geração X é de apenas 40 mil dólares.

As conclusões obtidas também sugerem que muitos cidadãos com rendas maiores também não têm boas economias para parar de trabalhar. “A maioria da Geração X, independentemente de raça, gênero, estado civil ou renda, não está conseguindo cumprir as metas de poupança para aposentadoria“, informa a pesquisa.

Para o Gen X que ainda está preocupado com o futuro, há etapas que podem ajudar no planejamento dos valores:

  • Entenda a sua posição: avalie seu plano de carreira e quais fontes de renda estarão disponíveis para você. Solicite uma estimativa da Previdência Social (calculadoras online também podem ser úteis).
  • Trace um plano de ação: defina os próximos passos. Você pode decidir guardar mais dinheiro ou até mesmo adiar a aposentadoria. Se possível, procure um consultor financeiro ou verifique se o seu empregador oferece algum programa de assistência com coaching financeiro como benefício empregatício.
  • Fique de olho: mantenha-se informado sobre novos programas e benefícios, incluindo legislações e iniciativas inovadoras.

Quer ficar por dentro das mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?

A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.