Desenvolver liderança é prioridade, mas empresas inovam pouco no tema

Dados da Think Work apontam para uma dificuldade em romper com abordagens convencionais e explorar novos horizontes no desenvolvimento de liderança

Preparar líderes para conduzir a transformação do mundo do trabalho é um dos maiores desafios das organizações, mas elas ainda patinam na formação de profissionais para assumir esse papel.

Este cenário contraditório vem à tona quando cruzamos dados de pesquisas da Think Work com o perfil dos projetos inscritos no prêmio Innovations, que reconhece os projetos mais inovadores do RH.

Liderança é uma das três categorias que menos receberam projetos nas duas edições da premiação, o que sugere que as empresas investem pouco em iniciativas inovadoras para formação de lideranças.

Contraditoriamente, uma pesquisa Think Work Analysis recente identificou o desenvolvimento de lideranças como um dos principais desafios do RH em 2024, ocupando a quarta posição entre os desafios mais urgentes.

Os dados apontam para uma dificuldade generalizada em romper com abordagens convencionais e explorar novos horizontes no desenvolvimento de liderança, apesar da urgência do tema.

Apesar dos obstáculos, há exemplos inspiradores dentre os projetos do Innovations que apontam para o potencial de inovação na liderança.

Confira alguns exemplos de iniciativas que se destacaram nesta categoria:

Raízen: A Raízen investiu na formação de gestores com o projeto Líder LAB, ampliando a Academia de Lideranças para incluir não apenas líderes atuais, mas também potenciais líderes. A empresa adotou a gamificação, utilizando a metodologia Octalysis para engajar os participantes e promover aprendizado coletivo e individual. Como resultado, conseguiu alcançar uma alta satisfação dos participantes e uma taxa significativa de promoção para liderança entre os potenciais futuros líderes.

Gran Cursos: A Gran Cursos Online criou a Gran Academy, uma universidade corporativa com treinamentos a distância para seus 1.200 funcionários. Em 2022, lançaram a Academia de Líderes, com programas de reciclagem, desenvolvimento e um curso de longa duração para gestores. A plataforma adotou a gamificação, com conteúdo especializado e participação voluntária. Os resultados incluem alta adesão, com 70% dos líderes participando ativamente, e um índice de satisfação de 86 no Net Promoter Score.

Gerdau: A Gerdau iniciou em 2012 um plano estratégico para os próximos dez anos, com foco em líderes desenvolvendo líderes. Em 2022, criaram o projeto Liderança Desenvolvedora Gerdau, reconhecendo e celebrando líderes que contribuem ativamente para o desenvolvimento de seus liderados. A pesquisa identificou 719 líderes, com 67% dos gestores mencionados. Os líderes foram reconhecidos pelos liderados e receberam feedbacks positivos, gerando um ciclo positivo e que multiplicou os líderes inspiradores na companhia.

Conheça mais sobre estes e mais de 100 projetos inspiradores em nossa biblioteca de cases. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.