Entenda como empresas conseguem usar o people analytics para aprimorar a gestão de pessoas com exemplos que concorreram na edição passada do Innovations
O tema não é novo, mas sua aplicação ainda pode ser uma inovação e tanto! Em pesquisa realizada pela Think Work sobre Desafios do RH, atrelar a gestão de pessoas à dados ficou entre os três principais desafios para as empresas tanto no ano passado, quanto nos dois semestres de 2023. A maioria das empresas se considera pouco (52%) ou nada (17%) orientada a dados na gestão de pessoas. No estudo, 61% das empresas indicaram que não usam people analytics para medir e acompanhar indicadores em RH.
Por isso, no prêmio Think Work Flash Innovations do ano passado, os projetos de People Analytics na gestão de pessoas chamaram atenção da equipe de jurados. Embora esta tenha sido a categoria com menos iniciativas concorrentes, foi também uma das que mais inovaram no sentido do uso e aplicação das ferramentas. E vale aprender com quem chegou até a final do prêmio!
Inteligência de negócios em RH
Na empresa Evida, seguradora de saúde, se percebeu uma virada de chave com a implementação de uma estrutura de inteligência de negócios na área de Recursos Humanos ao longo de 2021. Essa transformação permitiu que a empresa resolvesse problemas de parametrização do sistema de informações dos funcionários e estabelecesse uma rotina de boas práticas na gestão de dados.
Ao aderir ao people analytics, a Evida conseguiu acelerar o processo de extração de informações, além de obter insights valiosos para direcionar suas estratégias futuras de maneira ágil e estratégica. A análise preditiva e as análises aprofundadas são fundamentais para o negócio, auxiliando no controle de custos de pessoal, gestão de frequência, banco de horas, análise de turnover e criação de cenários. Todas essas áreas são facilitadas pela utilização de ferramentas de inteligência de dados.
Para entender melhor o processo, a empresa explicou: a cada trimestre, todas as informações são organizadas em um dashboard completo, fornecendo uma visão panorâmica das metas chave. A partir dessa análise regular, a equipe de RH desenvolve um plano de ação personalizado para cada indicador, o que contribui para a disseminação de uma cultura de boas práticas e gestão baseada em dados. Essas informações também são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas por parte da liderança.
A inovação em people analytics não se limitou ao RH. A Evida tem como objetivo estender a orientação baseada em dados para outras áreas da empresa. Dado o grande volume de informações com as quais uma operadora de planos de saúde lida diariamente, a implementação de ferramentas de inteligência de negócios é uma estratégia essencial para impulsionar a eficiência e a excelência operacional da Evida.
Múltiplos focos e resultados com o uso de people analytics
Outras formas de usar people analytics também foram identificadas no prêmio Innovations do último ano. Como o foco em redução de turnover na Gok, empresa de tecnologia, onde toda semana, a equipe de people se reúne com o CEO e apresenta dados extraídos de ferramentas e análises quantitativas e qualitativas. Na pauta estão informações sobre clima, engajamento, humor, pesquisa de satisfação de onboarding, offboarding, rotatividade, contratações focadas na gestão de pessoas e outros.
Mirando fatores que influenciam na satisfação profissional, a iniciativa tem impacto no negócio e traz a visão de como criar o senso de pertencimento ao funcionário, um elemento chave do desempenho.
A implementação dessa rotina trouxe também uma relevante queda no turnover. Além de melhora de engajamento, as equipes também estão mais envolvidas na participação de eventos e alinhamentos.
Estes cases inspiradores da Evida e da GoK estiveram entre os finalistas do Think Work Flash Innovations 2022, o prêmio que celebra iniciativas inovadoras que estão transformando o mundo da gestão de pessoas.
Não perca a oportunidade de compartilhar suas próprias histórias de sucesso e inscreva-se agora mesmo para o prêmio de 2023. As inscrições estão abertas até 25 de junho!