Quando a saúde encontra a inovação na gestão de pessoas

O ambiente corporativo precisa contribuir com a atenção à saúde de seus funcionários. Entenda como algumas iniciativas da gestão de pessoas inovaram neste sentido

A saúde e a qualidade de vida dos funcionários são aspectos essenciais para o sucesso de uma empresa. Nesse sentido, as organizações têm buscado inovar em suas práticas de cuidados com a saúde dos funcionários

No Prêmio Think Work Flash Innovations 2022, ficou evidente a importância dessas ações. Na inscrição, 92% das empresas informaram que já adotavam práticas como um canal de queixas sobre saúde mental voltado para o bem-estar dos funcionários; 75% das empresas monitoram o nível de estresse dos funcionários e 71% pagam sessões de terapia.

O tema é tão importante para trabalhadores e lideranças que resultou em mais uma pesquisa da Think Work sobre saúde mental, uma vez que para que o mercado possa identificar e implantar novas ações nesse sentido, a análise deve ser constante. Por isso, a inovação que se alia à saúde sempre nos chama atenção!

Um dos destaques nesse sentido foi o Sabin, empresa de medicina diagnóstica, que implementou um programa abrangente de cuidado integral da saúde dos funcionários em 2021. A prática foi destaque na categoria Saúde e Qualidade de Vida do Think Work Flash Innovations de 2022.

Saúde e produtividade andam juntas

O objetivo principal do Sabin, com sua iniciativa, era prevenir doenças, reduzir o absenteísmo e melhorar a produtividade da equipe. Para alcançar esses resultados, a empresa promoveu uma reestruturação estratégica em sua área de medicina e segurança ocupacional, assumindo a gestão dos planos de saúde, assistência odontológica e programas de prevenção.

Além disso, o Sabin investiu em um sistema de business intelligence para embasar suas decisões e planejar ações efetivas. O programa “Saúde em Dia” destaca-se por engajar os funcionários na adoção de hábitos saudáveis, por meio de programas e ações integradas contínuas. Com cinco frentes de atuação, como alimentação saudável, exercícios físicos, gerenciamento do estresse, cuidado cardiovascular, prevenção de doenças e acompanhamento da gestação, o projeto promove uma abordagem completa para a saúde dos funcionários.

Os resultados obtidos foram impressionantes! Houve uma redução média de 4% no número de internações por pessoa e uma diminuição de 6% nos afastamentos por motivo de doença. Além disso, a empresa previu uma economia de 15% na renovação dos planos de saúde em 2022, o que representa mais de 5 milhões de reais. Esses números evidenciam o impacto positivo das práticas inovadoras de cuidado com a saúde dos profissionais.

Saúde dos funcionários é investimento em inovação

A inovação nesse campo é crucial para promover um ambiente de trabalho saudável, prevenir doenças, reduzir custos com a saúde e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Algumas das empresas finalistas do Think Work Flash Innovations também criaram válvulas de escape para seus funcionários durante a pandemia. Outras investiram em assistentes virtuais para fazerem a escuta dos funcionários e desenvolver soluções para as equipes. 

Investir no bem-estar dos profissionais é um diferencial estratégico da gestão de pessoas. Iniciativas nesse sentido são capazes de contribuir e muitas vezes definir o sucesso de longo prazo de uma organização.

Não perca a oportunidade de compartilhar suas práticas inovadoras e contribuir para o avanço nesse importante aspecto da gestão de pessoas. Juntos, podemos criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

Então, se você busca formas de inovar nos cuidados com a saúde e qualidade de vida dos funcionários, participe do Prêmio Think Work Flash Innovations de 2023. As inscrições estão abertas até 25 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.