Categoria foi a segunda com mais inscrições no prêmio Think Work Innovations 2024 e contou com ações voltadas à inclusão de pessoas negras, mulheres e PcDs
A diversidade já se consolidou como um dos pilares das empresas mais inovadoras do Brasil.
No prêmio Think Work Innovations 2024, que reconhece práticas e equipes de recursos humanos, a categoria se destacou como a segunda mais concorrida, com 13% das 291 inscrições.
Entre as práticas mais comuns nas companhias inovadoras, 92% realizam o monitoramento da equidade salarial entre homens e mulheres, um índice significativamente superior aos 75% observados em outras organizações. Além disso, 56% estabelecem metas de inclusão racial, assegurando a presença de pessoas negras em cargos de liderança.
Esses números mostram que o avanço da diversidade, equidade e inclusão vai além de discursos e se materializa em ações concretas, alinhadas às demandas por maior representatividade e justiça social.
E, com o crescimento de iniciativas focadas em equidade e diversidade, o tema deve seguir como prioridade nas agendas de gestão de pessoas em 2025. Por isso, vale a pena conhecer e se inspirar nos projetos que brilham neste segmento. Veja alguns deles a seguir.
Programa Transformar da Raízen
Em 2024, a Raízen destacou-se como RH Mais Inovador ao inscrever seis projetos que equilibram a busca por eficiência e tecnologia com uma forte preocupação com bem-estar e diversidade.
Um deles foi o Programa Transformar, que revolucionou um programa de estágio que não refletia a pluralidade brasileira.
Focado em jovens negros e pessoas com deficiência (PcDs), o projeto utiliza vagas afirmativas, campanhas acessíveis e representativas, além de parcerias com influenciadores. Após a contratação, os estagiários têm trilhas de desenvolvimento adaptadas e líderes sensibilizados para apoiar a inclusão.
Na primeira edição, a iniciativa alcançou mais de 680 mil pessoas e atraiu 24 mil inscritos, dos quais 44% pertenciam aos grupos focais. Entre os contratados, 41% eram pessoas negras e 4% eram PcDs.
BB em libras do Banco do Brasil
O Banco do Brasil (BB) foi o vencedor na categoria Diversidade com o projeto BB em Libras, que promove acessibilidade para funcionários com deficiência auditiva.
Contando com a participação ativa de colaboradores PcDs, o projeto inclui intérpretes de Libras, agendamento para eventos online via Microsoft Teams e atendimento instantâneo por QR Code.
Desde o piloto em 2022 até sua oficialização em 2023, beneficiou diretamente seis colaboradores surdos, proporcionando comunicação mais eficaz.
A ação trouxe aumento da produtividade, redução do estresse, fortalecimento da colaboração entre os funcionários e consolidou a reputação do banco como uma instituição socialmente responsável.
Liderança Ubuntu do Hospital Albert Einstein
Desde 2019, o Hospital Albert Einstein já vinha avançando com iniciativas de inclusão, mas ainda faltava uma ação voltada à liderança. Para preencher essa lacuna, criou a Liderança Ubuntu.
Durante 10 meses, 48 líderes de 17 áreas participaram de encontros presenciais, sessões virtuais e coaching, criando projetos alinhados às metas institucionais de diversidade.
A capacitação, que abrangeu aspectos como comunicação, consciência racial e a aplicação prática de conceitos de diversidade, contou com a expertise de consultoras negras e especialistas em equidade na saúde, o que garantiu um enfoque multidimensional e culturalmente sensível às necessidades dos participantes.
O programa impactou diretamente mais de 3 mil funcionários, promovendo pertencimento e isonomia no ambiente organizacional.
Baixe agora o ebook 36 iniciativas mais inovadoras de RH e inspire-se com ideias que estão transformando a gestão de pessoas. Seja o primeiro a aplicar essas tendências e leve seu RH para o próximo nível!