Iniciativas preferidas do público mostraram como inovar em desafios comuns do RH, como mapear talentos, desenvolver profissionais e atualizar políticas de remuneração
O Think Work Innovations chegou para reconhecer as ideias mais inspiradoras em gestão de pessoas no Brasil.
Com o objetivo de ajudar o RH a enfrentar desafios complexos e liderar mudanças, a premiação deste ano contou com 123 empresas e quase 300 projetos impactantes.
Uma novidade desta edição foi que, pela primeira vez, o público pôde escolher antecipadamente os destaques por voto online, garantindo uma participação mais ampla e democrática. Ao todo, foram mais de 7 mil votos!
Aqui estão os três favoritos do público que se destacaram na inovação.
1° lugar – Rede de Talentos da Sorocaba Refrescos Coca-Cola (People Analytics)
A Sorocaba Refrescos, uma das mais tradicionais fabricantes da Coca-Cola no Brasil, desenvolveu um projeto inovador para melhorar a gestão de talentos.
Usando a análise de redes organizacionais (ONA) e assessments, a empresa identificou influenciadores internos, quem oferece suporte e onde há confiança entre colaboradores. A iniciativa revelou a necessidade de redistribuir a carga de trabalho e preparar sucessores, o que impulsionou a criação de programas de mentoria e treinamento.
O projeto, que envolveu 193 colaboradores na análise de redes e 125 no mapeamento de talentos, foi capaz de alinhar as capacidades individuais às prioridades da empresa, trazendo grande impacto para a organização.
2° lugar – Marvin People AI da ÍLIA (Desenvolvimento Profissional)
A Ília desenvolveu o Marvin People AI, um sistema de inteligência artificial para alinhar a carreira, desenvolvimento e cultura organizacional de seus funcionários.
Integrado ao Slack e à Ília University, o Marvin sincroniza avaliações de desempenho e objetivos de carreira, oferecendo planos personalizados baseados em uma extensa base de dados e em recursos como o LinkedIn Learning.
Com mais de 700 interações e 410 PDIs criados, a ferramenta aumentou a participação nos ciclos de avaliação em 15% e ajudou os líderes a focar mais na mentoria e no desenvolvimento estratégico dos profissionais.
3° lugar – Licença Maternidade para mães não gestantes da Petrobras (Remuneração e Benefícios)
Em 2023, a Petrobras implementou uma licença maternidade integral de 120 dias para mães não gestantes, indo além da licença paternidade de 5 dias prevista em lei.
O benefício, custeado pela empresa e não pela Previdência Social, foi criado para reconhecer o papel materno dessas mulheres, especialmente em uniões homoafetivas.
A medida contou com a participação das empregadas e já beneficiou diretamente algumas funcionárias, influenciando positivamente a cultura e clima organizacional e inspirando outras empresas a adotarem políticas semelhantes.