Companhias que concorreram ao prêmio Think Work Innovations 2024 contam como seus projetos inovadores foram concebidos
O Think Work Innovations 2024 destacou práticas que são exemplos na gestão de pessoas e que trazem cases valiosos para quem deseja inovar em 2025.
O prêmio reconhece iniciativas que transformam o mundo do trabalho e a vida das pessoas, com foco em criatividade, impacto e adaptação às demandas contemporâneas.
Mas quem é responsável por essas mudanças e como elas nascem? A Think Work apurou essas questões e trouxe os principais insights para você.
O que define um projeto inovador?
Ao serem questionados sobre o que torna um projeto realmente inovador, 49% dos profissionais de RH apontaram “acompanhar as mudanças da sociedade e do mundo” como o principal critério.
Além disso, outros fatores importantes foram “estar conectado à cultura e estratégia da empresa” (36%), “simplificar ou facilitar a vida das pessoas” (34%) e “pensar mais na melhoria da vida das pessoas do que no resultado gerado” (34%).
Os números demonstram que a inovação acontece em departamentos cada vez mais contemporâneos, alinhados ao DNA do empregador e que também trabalham em prol das pessoas.
Caminhos para inovar na gestão de pessoas
A pesquisa com as empresas participantes revelou as três principais formas de promover inovação na gestão de pessoas:
Aprimoramento interno e novas práticas
A resposta mais comum, escolhida por 45% das empresas certificadas e 52% das não certificadas, foi usar o conhecimento dos próprios funcionários para melhorar processos existentes e criar novas políticas.
Em 42% das empresas, o RH tem o papel de liderar iniciativas inovadoras, mas a condução do processo geralmente é feita por funcionários generalistas.
Benchmarking e adaptação
A segunda estratégia mais adotada, mencionada por 3 em cada 10 organizações, é realizar benchmarking com outras marcas e adaptar as melhores práticas ao contexto específico da companhia.
Quem atua desta forma defende que é possível aprender com o mercado, mas mantendo o foco na realidade interna.
Colaboração com tecnologia
Por fim, o terceiro caminho mais utilizado, citado por 13% das empresas certificadas e 7% das não certificadas, envolve melhorias idealizadas pela equipe de RH com suporte de profissionais de tecnologia para sua execução.
Essa integração reforça a importância de aliar expertise humana e soluções tecnológicas, além de integrar diferentes departamentos e co-criar soluções.
Se sua empresa busca criar iniciativas que revolucionem o mercado em 2025, inspirar-se no que foi destaque em 2024 pode ser um excelente ponto de partida! Para descobrir mais sobre as práticas vencedoras, baixe o ebook As 36 iniciativas mais inovadoras de RH e veja como transformar ideias em projetos de impacto.