Pesquisa também mostrou que 96% das pessoas que são a favor de uma semana de 4 dias acreditam que isso melhoraria o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Uma pesquisa feita pela ResumeBuilder.com mostrou que 8 em cada 10 trabalhadores acreditam que seriam mais produtivos se tivessem uma semana de trabalho de quatro dias.
Entre as 1.000 pessoas entrevistadas, 94% seriam a favor da mudança para quatro dias de trabalho e 57% ficariam muito entusiasmadas com ela.
O estudo também descobriu que um em cada quatro respondentes aceitaria um corte salarial caso a empresa oferecesse o trabalho de quatro dias, ainda que as suas responsabilidades continuassem as mesmas. Os outros três teriam uma probabilidade de pedirem demissão.
Além da melhora na produtividade, entre aquelas pessoas que são a favor de uma semana de trabalho mais curta, 96% disseram que isso melhoraria o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Já entre os 6% que não gostariam de mudar para uma semana de trabalho de quatro dias, a maioria disse que não gostaria de trabalhar mais horas nos dias restantes para compensar a jornada que seria liberada. Quase metade disse que teria que trabalhar nove horas ou mais por dia e, em vez disso, preferiria distribuir seus compromissos de trabalho por um período mais longo.
Para Stacie Haller, consultora-chefe de carreira da Resume Builder, empresas que exigem trabalho presencial estão perdendo funcionários que desejam apenas o home office ou o trabalho híbrido, portanto, uma semana de trabalho de 4 dias pode ser um bom compromisso que permite às empresas atrair candidatos mais qualificados.
“Algumas delas ainda podem hesitar em mudar para uma semana de trabalho de quatro dias, pois precisarão renegociar contratos de trabalho, lidar com o pagamento de férias e decidir sobre um horário de trabalho para funcionários de meio período, mas essa mudança pode valer o desafio, pois também pode aumentar a retenção de funcionários, apoiando um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, explicou Stacie.
A pesquisa também mostrou que alguns trabalhadores já usufruem de benefícios similares à semana de quatro dias. Entre as pessoas que trabalham em regimes comuns, uma em cada cinco trabalha cinco horas ou menos às sextas-feiras.
Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a produtividade das equipes?
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.