Segundo pesquisa da Salary.com, um dos principais progressos das políticas de diversidade é o aumento da educação sobre o tema
Uma pesquisa realizada pela Salary.com aponta que, para 41% das pessoas entrevistadas, o progresso de diversidade, equidade e inclusão (DEI) é um objetivo mensurável para a equipe de liderança de sua organização.
A pesquisa também demonstra que há muito progresso a ser feito, apesar da área de diversidade ganhar uma posição forte em mais da metade das empresas dos EUA. Apenas um terço das organizações possui um orçamento de DEI e menos da metade possui alguém designado para essa função. Destes, 41% estão no cargo há entre 1 a 2 anos.
Nas organizações onde há a prestação de contas em relação à DEI, os dois principais objetivos mensuráveis são aumentar a educação em DEI e avaliar a igualdade salarial. O aumento deste tipo de avaliação é uma consequência do movimento em que muitos estados norte-americanos promulgaram uma legislação sobre transparência e igualdade salarial, e do número crescente que têm legislação pendente.
Para atrair uma força de trabalho mais diversa, muitas empresas têm utilizado a tecnologia. Segundo a pesquisa:
- 89% usam a tecnologia para melhorar os processos de recrutamento;
- 77% para a criação de descrições de cargos e
- 65% para a igualdade salarial.
Além da tecnologia, mais de um terço dos profissionais de RH estão construindo um canal de recrutamento diversificado por meio de parcerias com faculdades e universidades historicamente negras, profissionais de grupos minorizados e associações de MBA.
A falta de tempo e recursos foi de longe o maior desafio citado pelos profissionais de RH no avanço dos seus esforços de DEI, seguido pelo acesso a orçamento suficiente, participação dos funcionários e responsabilidade e adesão da liderança.
A maioria mede seu progresso pelo número de funcionários diversos. Na categoria “outros”, os entrevistados listaram: redução de quaisquer preocupações apresentadas sobre igualdade salarial, bem como engajamento dos funcionários e pesquisas sobre igualdade racial.
“Como costuma acontecer com mudanças transformadoras, as ações corporativas estão atrasadas em relação às suas intenções. Mas também há muitas ações corporativas líderes que estão liderando corajosamente o caminho e estou confiante de que outras organizações o seguirão. Para serem competitivos, eles não terão escolha”, disse Lenna Turner, chefe de DEI do Salary.com, em um comunicado à imprensa.
Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?
Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!