O trabalho presencial tem um custo alto, aponta pesquisa da Owl Labs. Nove em cada dez profissionais estariam dispostos a voltar aos escritórios caso as empresas melhorassem o pacote de remuneração e benefícios
Uma pesquisa feita pela Owl Labs mostrou que voltar ao escritório não só adiciona mais tempo gasto na rotina dos funcionários, como também aumenta suas despesas.
Segundo o estudo, o gasto médio diário dos trabalhadores que retornam aos escritórios é de 51 dólares, o equivalente a 258 reais. Nos casos em que a pessoa possui animais de estimação, esse custo subiria para 71 dólares, ou 359 reais, por dia.
Para chegar a esses valores, a Owl Lab estimou o custo com refeições, deslocamento e estacionamento, além do cuidado de animais de estimação. Pelos cálculos, quem atua em regime híbrido gastaria quase metade do montante: cerca de 36 dólares, ou 182 reais, por dia.
A pesquisa ainda indica que 94% dos funcionários estariam dispostos a retomar o modelo de trabalho presencial, mas, para isso, as empresas precisariam melhorar a remuneração e os benefícios oferecidos. Cerca de 30% dos profissionais que estão plenamente remotos ou que vão alguns dias ao local do serviço esperariam um aumento salarial para compensar os custos, caso fossem obrigados a retornar 100%.
Quase dois quintos dos trabalhadores híbridos disseram que teriam maior probabilidade de ir ao escritório voluntariamente se seus empregadores pagassem pelas despesas de deslocamento, enquanto 28% seriam influenciados por subsídios para cuidados com crianças ou idosos. Uma parte dos entrevistados também afirmou que refeições, lanches e bebidas gratuitas ou parcialmente pagas pela companhia seriam um grande incentivo para que voltassem às suas mesas.
Uma análise anterior do Owl Labs já apontava que os trabalhadores remotos costumam ter metade das despesas de quem trabalha presencialmente. Segundo a pesquisa, o deslocamento, o almoço e o café ocasional, entre outros pequenos gastos, podem chegar a 863 dólares por mês (convertendo para a moeda brasileira, seriam 4.368 reais), enquanto os custos semelhantes para quem trabalha em home office seriam de 432 dólares, ou 2.186 reais, por mês.