Segundo pesquisa da BambooHR, quase metade dos novos contratados se arrepende de ter aceitado o emprego ou repensa a sua nova função na primeira semana de trabalho
As empresas têm 44 dias, em média, para converter os seus novos funcionários em aquisições reais. Essa descoberta foi feita por uma pesquisa da BambooHR com 1.565 pessoas dos Estados Unidos e 500 profissionais de RH.
Os resultados mostram que as primeiras impressões podem ter um efeito duradouro, para melhor ou para pior. Segundo o estudo, 70% das novas pessoas contratadas decidem se um novo emprego é adequado para elas no primeiro mês – 29%, já na semana de estreia.
Os sete primeiros dias de trabalho parecem ter grande impacto na experiência: 44% dos novatos repensam sua nova função e até chegam a se arrepender de aceitá-la nesse período, e 23% admitem já ter chorado no início.
Segundo Anita Grantham, chefe de RH da BambooHR, essas descobertas mostram que o recrutamento dos melhores talentos não termina com uma carta de oferta. As organizações inteligentes sabem que a integração é, na verdade, a ‘fase dois da contratação’ e é muito mais do que um e-mail de boas-vindas e uma lista de verificação técnica.
“Nesses primeiros 44 dias críticos, é preciso criar confiança nas novas pessoas contratadas, continuando a defender a missão e os valores da empresa, a importância da função que ocupam e dos planos de crescimento e sucesso”, disse ela em comunicado à imprensa.
O estudo também buscou entender quais são as principais frustrações das pessoas em seus novos empregos. São elas: a falta de clareza sobre quem pode responder às perguntas (65%), a informação inadequada sobre produtos e serviços da empresa (62%) e questões tecnológicas (51%).
Outra questão está relacionada aos laços criados no ambiente de trabalho. As novas pessoas contratadas valorizam mais as amizades entre os colegas mais próximos do que conhecer o CEO: 87% esperam fazer amizade no trabalho e 93% querem seguir um colega nas redes sociais.
Quer saber o que as empresas estão fazendo para diminuir o turnover?
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.