Documento faz parte do movimento “Empresas que Cuidam” e tem por finalidade auxiliar a promover o bem-estar e a saúde integral dos funcionários para além das estruturas comuns da área
A healthtech Pipo Saúde quer incentivar e dar visibilidade a outras companhias que promovem a saúde integral dos funcionários, assim como foi reconhecida neste ano. Para isso, lançou uma cartilha com seis pilares destinados aos inscritos no movimento “Empresas que Cuidam”. A iniciativa vem após a conquista obtida no Think Work Flash Innovations 2023 pela startup, que levou a melhor na categoria Saúde e Qualidade de Vida com o projeto Presença Parental. O programa vai além do bem-estar físico e mental dos trabalhadores e traz reflexões – junto com os benefícios – para o âmbito da equidade de gênero entre os profissionais, mostrando que inovar pode estar mais distante de “inventar” e mais perto do verbo “simplificar”.
No case vencedor, as tradicionais Licença Maternidade e Paternidade foram facilitadas, à medida em que se introduziu o afastamento remunerado dos novos pais por mais dois meses flexíveis – e remunerados -, além do período tradicional. Os dias extras podem ser usufruídos a qualquer momento até a criança completar um ano. Uma iniciativa marcante, visto que a Pesquisa Parentalidade no Mercado de Trabalho, da Think Work, expõe que 70% dos respondentes com filhos vivenciaram transformações positivas no comportamento profissional desde que se tornaram pais e mães.
Para incentivar a transformação e melhorar a saúde do mundo empresarial – como uma árvore que espalha os bons frutos pelo ar – a Pipo lançou a Carta de Princípios às companhias comprometidas com o cuidado responsável das equipes. O documento foi apresentado durante o evento Gente, Gestão e Futuro – organizado pela startup – para mais de 200 lideranças de RH e faz parte do movimento Empresas que Cuidam, criado com o objetivo de reconhecer quem têm destaque e inspira projetos na área da saúde empresarial.
O critério básico para a participação é oferecer benefícios para além do plano de saúde. É preciso demonstrar interesse no bem-estar dos trabalhadores de forma geral. Mais de 30 empresas signatárias compõem o grupo, tais como Arco Educação, Cora, e RecargaPay, e foram impactadas com os novos seis pilares da Cartilha da Pipo Saúde, destinados ao cuidado com a saúde integral dos trabalhadores. Confira a seguir.
Cartilha da Pipo como guia para a saúde
- Saúde em outro plano
Muito além do plano de saúde ou do seguro odontológico, o papel ativo das empresas que cuidam deve estar, também, relacionado a iniciativas culturais, sociais e ambientais, por exemplo. Garantir o bem-estar completo e a saúde integral do funcionário vai além da saúde física, perpassa por esferas psicológicas, de convivência e aceitação.
- O guia de viagem
Mais importante que oferecer benefícios é garantir os meios adequados para o acesso. As companhias deste grupo oferecem um ambiente sustentável para o uso consciente e certeiro dos benefícios.
- Saúde e tecnologia
Em um mundo tech, as “Empresas que Cuidam” são proativas no uso das ferramentas digitais e da análise de dados para o desenvolvimento de campanhas de prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho.
- Mente sã, corpo são
De acordo com a cartilha da Pipo, os desafios da saúde mental no trabalho devem ser prioridades na agenda do RH, que precisam buscar resultados de longo-prazo e soluções adaptadas à realidade e necessidades coletivas das equipes.
A iniciativa é muito bem-vinda, uma vez que 44% dos trabalhadores afirmaram que tiveram uma crise emocional nos últimos 3 meses – de julho a setembro -, segundo a pesquisa Think Work & Pipo | Saúde Mental no Trabalho 2023.
- Saúde sustentável
Em conjunto com o crescimento das iniciativas, os custos com saúde da empresa podem aumentar. A cartilha aborda os reais ganhos de estabelecer um ambiente saudável, onde as pessoas estão engajadas de maneira proativa. Assim, fica claro que se trata de um investimento na produtividade da empresa de forma geral, sem deixar de ofertar acessibilidade na saúde para todos.
- A inclusão
A diversidade acompanha o ser-humano em todas as instâncias da vida, inclusive no trabalho. No âmbito das Empresas que Cuidam, é importante estabelecer uma escuta ativa para as diferentes características e necessidades da equipe a fim de cumprir com o objetivo da cartilha: o de instaurar um ambiente diverso, inclusivo e saudável em todos os sentidos, capaz de acender um sentimento de pertencimento e acolhimento dentro de todos e todas.
“O cuidado de saúde é um pilar central da proposta de valor da Pipo, e ficamos orgulhosos de iniciar um movimento com empresas que compartilham dessa visão. Queremos dar destaque às boas iniciativas que já vemos no nosso dia a dia e mostrar para cada vez mais empresas a importância do cuidado com seus colaboradores”, comenta a cofundadora e CEO da Pipo Saúde, Manoela Mitchell.
Para conhecer mais pontos de destaque em inovação das empresas certificadas e saber quais são elas, acesse o nosso e-book do Think Work Flash Innovations 2023.