54% das pessoas sofrem de ansiedade pré-trabalho, o “Sunday Scaries”

Segundo pesquisa, o chefe querer conversar, os prazos atrasados e ter que ir ao escritório presencialmente são os principais gatilhos por trás da ansiedade pré-trabalho

Um estudo feito pela Currys investigou a presença do “Sunday Scaries” entre os trabalhadores do Reino Unido. A expressão (que, em português, significa “medo de domingo”) é usada para descrever uma ansiedade vivida no dia anterior ao retorno ao trabalho. Apesar do nome, ela pode acontecer em qualquer dia da semana em que a pessoa precisar retornar ao trabalho após uma folga. 

Entre os 1.500 entrevistados, 54% disseram sofrer com os “Sunday Scaries”. Então, a pesquisa também pediu para quem experiencia esse fenômeno listar as razões por trás desse sentimento. O ranking de motivos é:

  • Chefe quer conversar (35%);
  • Prazos atrasados (27%);
  • Ir para o escritório presencialmente (24%);
  • Erros de e-mail (22%);
  • Diversão forçada com os colegas (21%);
  • Conversar amenidades no escritório (17%);
  • Reuniões na hora do almoço (17%);
  • Síndrome do impostor (16%);
  • Compartilhamento excessivo do(s) colega(s) (16%);
  • Barulho de fundo (14%);
  • Ouvir “Você está no mudo!” durante uma reunião (12%); 
  • Som de chamada do Teams/Slack (11%).

“Se você teme a ideia de trabalhar em um domingo porque seu papel não o satisfaz, você não tem apoio suficiente, você se sente sobrecarregado com tudo que se espera que você faça ou algo assim, então ser honesto consigo mesmo sobre qual é o problema e procurar encontrar uma solução te ajudará a longo prazo”, aconselhou Navit Schechter, terapeuta e escritora de saúde mental especializada em problemas relacionados ao trabalho e transtornos de ansiedade, que colaborou com o estudo. 

Ela aconselha que quem passa pelo problema busque outro emprego. “Encontrar uma função que o satisfaça e pela qual você seja apaixonado, ou uma equipe com a qual goste de trabalhar, pode tornar a ideia de mais uma semana de trabalho muito mais fácil de suportar”, explicou.

A terapeuta também listou cinco dicas para quem sofre de “Sunday Scaries”: 

1) Exercícios de respiração: Os exercícios de respiração ajudam a acalmar o sistema de luta ou fuga do c cérebro e nos ajudam a nos sentir menos ansiosos. Fazer um exercício respiratório quando perceber que está se sentindo ansioso ou antes de começar a dormir pode ajudá-lo a se sentir mais calmo.

2) Registro no diário: Expressar seus pensamentos e sentimentos pode lhe dar uma sensação de alívio e ajudá-lo a desenvolver uma perspectiva diferente. Conversar com um amigo ou membro da família em quem você confia ou escrever seus pensamentos e sentimentos em um diário são ótimas maneiras de fazer isso.

3) Gratidão: Quando estamos em situações difíceis, tendemos a focar nas partes difíceis ou dolorosas delas. A maioria das situações tem prós e contras e prestar atenção às partes do seu trabalho que você gosta ou pelas quais é grato pode mudar o equilíbrio e a maneira como você se sente. Pode ser um colega de trabalho que você tem, um trajeto curto ou apenas o fato de ter um emprego que lhe paga, mas focar nos benefícios do seu trabalho pode ajudá-lo a se sentir mais equilibrado.

4) Desligue-se da tecnologia: Evitar as telas por pelo menos uma hora antes de dormir, bem como desligar o telefone, deixá-lo em outro cômodo ou até mesmo desligar o Wi-Fi durante a noite pode ajudá-lo a dar um tempo da tecnologia. Ela pode ser super estimulante e impedi-lo de desligar e relaxar.

5) Esteja presente: Se a sua mente divagar e você se pegar pensando na próxima semana, se preocupando ou se sentindo sobrecarregado, voltar sua atenção para o momento presente pode ajudá-lo a se sentir mais calmo. Quando pensamos em possíveis eventos futuros, tendemos a catastrofizar o que pode acontecer, como isso nos afetará ou como lidaremos enquanto criamos mais estresse para nós mesmos. Concentrar-se no momento presente pode ajudá-lo a se sentir mais fundamentado e menos estressado, para que você tenha mais energia e reservas para lidar com a próxima semana.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a saúde mental dos funcionários?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.