Segundo relatório produzido pela American Express, 82% dos pequenos empreendedores norte americanos estão otimistas que terão um crescimento de receita neste ano
Os empreendedores estão mais otimistas com a economia em 2024, segundo uma nova pesquisa da American Express. O levantamento, que entrevistou mais de 1.000 proprietários de pequenas empresas nos Estados Unidos, revelou que 85% deles se disseram satisfeitos com o sucesso de seus negócios no último ano e 82% esperam um crescimento de receita em 2024.
A pesquisa também mostrou que os empreendedores estão se adaptando às mudanças no comportamento dos consumidores e às novas demandas do mercado, o que pode explicar parte do otimismo. Por exemplo, quase três quartos deles afirmaram que investiram em tecnologia para melhorar a experiência do cliente, 69% disseram que aumentaram a sua presença online e 67% declararam que diversificaram os seus produtos ou serviços.
Além disso, esses empresários também se mostram mais confiantes em relação ao futuro do país e do mundo. Segundo a pesquisa, quase dois terços acreditam que a economia dos Estados Unidos vai melhorar em 2024, e 57% pensam que a economia global vai se recuperar.
“Os dados deixam claro que os pequenos empreendedores se mostram otimistas mesmo em momentos instáveis, como o atual. Eles estão lidando com custos de operação maiores, mais incertezas, inflação… Mesmo assim, continuamos verificando altos níveis de resiliência entre eles”, disse Gina Taylor, vice-presidente executiva da American Express.
A pesquisa faz parte de um relatório anual chamado “The State of Small Business”, que analisa as tendências, os desafios e as oportunidades para os empreendedores nos Estados Unidos. O relatório de 2024 tem como tema “The Vibe Economy”, que se refere à forma como os empresários estão criando valor, inovação, bem-estar e experiência para os seus clientes e para a sociedade.
De acordo com o trabalho, os empreendedores estão se beneficiando da “vibe economy” de quatro maneiras principais:
- Valor: os negócios estão oferecendo soluções cada vez mais personalizadas, de alta qualidade e com propósito para os seus clientes, que estão mais exigentes e conscientes. Por exemplo, 76% dos empreendedores disseram que seus clientes valorizam mais a qualidade do que o preço, e 74% afirmaram que os consumidores se importam com o impacto social e ambiental dos produtos ou serviços que compram;
- Inovação: os empresários estão aproveitando as novas tecnologias, os novos modelos de negócio e as novas parcerias para se diferenciar da concorrência e atender às necessidades emergentes do mercado. Prova disso é que 77% dos participantes da pesquisa disseram que a inovação é essencial para o sucesso do seu negócio, e 75% afirmaram que estão buscando novas formas de colaborar com outros empreendedores, fornecedores, clientes e comunidades;
- Bem-estar: os empreendedores estão priorizando a saúde mental e o bem-estar dos funcionários, reconhecendo que isso é fundamental para a produtividade, a criatividade e a sustentabilidade do negócio. Quase 80% deles disseram que estão cuidando mais da sua saúde física e mental, e 78% afirmaram que estão oferecendo mais benefícios e flexibilidade para os seus funcionários;
- Experiência: a nova tônica é criar experiências memoráveis, autênticas e emocionantes para os clientes, que estão buscando mais do que apenas produtos ou serviços. Por exemplo: 81% dos empreendedores disseram que estão focados em criar uma conexão emocional com os seus clientes, e 80% afirmaram que estão usando as redes sociais, os eventos e as histórias para engajar o público.
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.