A inteligência artificial está transformando a gestão de pessoas e já usada por 78% dos RHs mais inovadores do país
Um levantamento da Think Work aponta que, em 2022, menos de 1% dos projetos inscritos no prêmio Think Work Innovations utilizavam IA. Em 2024, esse número já atingiu 10% das iniciativas cadastradas.
Entre as empresas certificadas na edição deste ano, a IA atuou em conjunto com os profissionais de recursos humanos em 20 dos 23 processos analisados. De acordo com o levantamento, 78% dos RHs mais inovadores do país já utilizam inteligência artificial, principalmente em recrutamento (78%) e comunicação (67%).
Esses números evidenciam que a IA está se tornando uma ferramenta importante para transformar o futuro do trabalho e redefinir o papel da gestão de pessoas.
Mas, na prática, como as empresas inovadoras estão aplicando essa tecnologia? Vamos conhecer alguns dos projetos que usam inteligência artificial e se destacaram no prêmio Think Work Innovations de 2024.
Vivo usa IA para reduzir tempo de contratação em 73%
A Vivo levou o prêmio Think Work Innovations 2024 na categoria Atração e Seleção com o projeto Autosserviço em Atração de Talentos.
Inspirada pela tendência de autoatendimento no varejo, a iniciativa capacitou mais de 700 gestores para conduzir o processo de contratação com apoio de plataformas digitais e inteligência artificial.
Com isso, a empresa conseguiu preencher mais de 1.200 vagas, sendo 51% ocupadas por talentos diversos, e reduziu o tempo de contratação em 73%.
O projeto foi aplicado nas 245 lojas próprias da Vivo e trouxe eficiência ao acelerar a reposição de profissionais e gerar impacto direto na receita.
BOTs automatizam gestão de folha de pagamentos na Unilever
Buscando mais eficiência e flexibilidade para a gestão de folha de pagamentos de seus 11.400 funcionários, a Unilever implementou bots para automatizar processos críticos do departamento.
Esses robôs agora executam 100% das operações, eliminando a intervenção manual e garantindo uma precisão de 99,92% nos pagamentos, o que supera o padrão de mercado. O novo sistema, integrado ao SAP HCM e à inteligência artificial, também contribuiu para a simulação e correção da folha de forma automatizada.
Com essas inovações, a Unilever otimizou recursos e liberou a equipe de RH para focar em atividades mais estratégicas.
Mais de 2 mil gestores, além dos colaboradores e das áreas de Recursos Humanos, Controladoria e Tesouraria, são beneficiados diariamente por essas melhorias, e a iniciativa ainda rendeu o troféu na categoria Transformação Digital do RH.
Com IA, Ília alinha carreira, desenvolvimento e cultura organizacional
Outra ação que concorreu ao prêmio Think Work Innovations 2024 foi o Marvin People AI, o ecossistema de ferramentas de IA da Ília.
O Marvin integra os objetivos de carreira dos funcionários aos ciclos de avaliação de desempenho e à sua universidade corporativa, visando melhorar a gestão de conhecimento e o desenvolvimento individual de seus colaboradores.
O sistema conta com um chat integrado ao Slack e um mapa de carreira que exibe tanto a estrutura organizacional quanto as oportunidades de progressão. Alimentado por dados e skills de mais de 100 cargos, além de recursos do LinkedIn Learning, o Marvin oferece direcionamentos personalizados para cada colaborador.
Desde seu lançamento, a solução gerou mais de 700 interações, criou 410 planos de desenvolvimento individual (PDIs) e aumentou em 15% a taxa de respostas nas avaliações de desempenho, com 95% de adesão. Também otimizou o trabalho dos business partners e líderes, permitindo que foquem em mentoria e evolução estratégica dos profissionais.
Acesse mais dados exclusivos sobre a IA na gestão de pessoas
Quer conferir mais informações inéditas sobre como a tecnologia e a inteligência artificial estão construindo o futuro do RH e se inspirar em histórias de sucesso? Assine a Think Work Lab e tenha acesso a eventos especiais, cases, pesquisas de mercado e outros materiais exclusivos sobre inovação!