Na primeira edição do evento criado para movimentar o público mais inovador do Brasil, o Innovations Day recebeu grandes nomes e experiências
As pessoas ainda respiravam os ares do Think Work Flash Innovations na manhã do dia 16, quando mais de 90 profissionais de gestão de pessoas se encontraram para o Innovations Day. Esta foi a oportunidade de troca perfeita sobre muitos dos temas abordados no evento do dia anterior e também para aprender, debater e conhecer experiências inovadoras.
A busca por uma cultura orientada para a inovação tem despertado o interesse de diversos gestores de Recursos Humanos sedentos por oportunidades de benchmarking.
No Innovations Day, evento que contou com o patrocínio da Flash, Unico e Woba, o papel de oferecer experiências bem-sucedidas e soluções que podem enriquecer uma gestão de pessoas mais contemporânea foi cumprido com sucesso.
Após um café inicial para despertar a atenção de todos, Matthias Wegener, chief knowledge officer da Think Work, apresentou os dados mais relevantes da última edição do Think Work Flash Innovations. “O que observamos é que estamos fazendo muita coisa, mas sempre a mesma coisa”, cutucou Matthias sobre o modus operandi de muitas empresas.
Porém, ele também destacou que inovações não precisam de investimentos muito robustos e nem de tecnologias complicadas. É possível alcançá-las de várias formas. E foi isso que ficou provado no restante do evento.
Na sequência, para um painel composto por personalidades proeminentes do RH, o público pode escutar Joceline Lopes, diretora de pessoas e cultura da Zup Innovation, Gisele Soares, gerente executiva de gente e cultura da Editora Mol, e Andrea Matos, gerente de RH do Hospital Albert Einstein. A moderação ficou com Tatiana Sendin, CEO da Think Work, que questionou os presentes sobre o que ainda impede as empresas de serem mais inovadoras.
Pise na grama
“Simplesmente queríamos pisar na grama”, detalhou Andrea Matos sobre um feedback recebido que transformou a abordagem de uma ação realizada por sua equipe.
O investimento em espreguiçadeiras para uma área externa do hospital parecia uma boa ideia, mas foi redirecionado depois que perceberam que as pessoas preferiam acessar diretamente a grama e a natureza. “Era muito mais simples do que a gente pensava”, ressaltou.
Essa lição evidenciou que a inovação pode ser descomplicada e até mais econômica quando as pessoas são ouvidas em suas necessidades e vontades.
Após as valiosas lições compartilhadas, tanto a audiência quanto os palestrantes desfrutaram de coffee break gentilmente providenciado pelo Bellatucci Café, que oferece lanches deliciosos e propaga a mensagem da inclusão, uma vez que sua equipe é predominantemente composta por pessoas com deficiência, prestando um serviço notável.
Na sequência, o foco voltou-se novamente ao palco para a entrega do Prêmio Parceiro da Inovação à Ludos Pro, em reconhecimento ao seu papel como fornecedora colaborativa em uma iniciativa inovadora finalista do Think Work Flash Innovations.
Nesse momento, Danilo Parise, CEO da Ludos Pro, e Pablo Alzogaray, diretor de RH da Saint Gobain Abrasivos América do Sul, discorreram sobre a integração da inovação em suas atividades, sob a mediação de Daniela Moreira, COO da Think Work. A mensagem convergiu novamente: a inovação exige aprendizado contínuo e uma disposição para crescer, além de muitas vezes se valer de parcerias sólidas no impulso à disrupção.
Pisar na grama pode ser uma forma metafórica de trazer de volta o pensamento de reconexão. No caso do RH, ficou claro para todos, que a reconexão com a equipe, com os fornecedores, com o público interno e externo é o primeiro chamado para mais um passo, pisando na grama com leveza, em direção à inovação.
Você pode conferir mais imagens das palestras e dos momentos de networking e descontração do Innovations Day clicando aqui.