‘Trabalho remoto’ lidera buscas em 2023; veja outras tendências

A plataforma de pesquisa Google Trends registrou um crescimento na pesquisa por determinados termos e assuntos relacionados ao cenário profissional, e as descobertas podem surpreender

Conforme o mercado de trabalho se desenvolve, os anseios das empresas se tornam cada vez mais evidentes em relação aos funcionários. Porém, na mesma medida, os desejos dos próprios profissionais por modelos de trabalho e dinâmicas alternativas também crescem. Em 2023, parte desse “cabo de guerra” foi revelado pelo Google Trends – da gigante de pesquisa e software Google, que mede o número de pesquisas de termos relacionados ao mundo corporativo. Entre as descobertas, há o desejo de parte dos funcionários pela continuidade do home office

De acordo com dados do Trends, a procura por “trabalho remoto” atingiu um recorde histórico nos EUA em agosto de 2023 – o último mês das férias de verão. Em janeiro deste ano, logo após o recesso de dezembro de 2022, o site também registrou um pico nos números de pesquisa. Desta maneira, é possível inferir que quem retorna do descanso procura por um trabalho flexível para atuar de onde quiser. 

Entretanto, apesar do desejo de independência do velho escritório, depois da pandemia de covid-19, o home está ficando cada vez menos office. Em 2022, 9,5 milhões de pessoas atuaram no trabalho remoto no Brasil, o que corresponde a menos de 10% do total de cargos ocupados no país. Além disso, em fevereiro de 2022, 39% das vagas anunciadas no LinkedIn – a rede social do mundo dos negócios – tinham abertura para o trabalho remoto.  No mesmo período de 2023, o número caiu para quase 25%.

O fato é ainda corroborado pelas empresas que adotaram regimes superflexíveis de 2020 a 2022, mas decidiram apertar o cerco e convocar o retorno dos funcionários ao presencial recentemente. Inclusive, a plataforma de videoconferência Zoom – presente na rotina de muitos durante a pandemia – obrigou os funcionários a abandonarem parcialmente o home office integral para adotarem o modelo híbrido de trabalho.

Por outro lado da busca dos temas relacionados ao trabalho, houve uma tendência de procura sobre “o que fazer com um diploma” dos seguintes cursos: Psicologia, Biologia, Administração, Direito e Comunicação. Tal realidade abre as portas das discussões sobre o investimento em programas de trainee para preparar os talentos recém-formados, além de ajudar a desenvolver habilidades, funções e disponibilizar mais experiências – deixando espaço para aperfeiçoar a retenção de talentos nas empresas.

Além do trabalho remoto em 2023, a plataforma registrou bons números de busca sobre “como se tornar” um trabalhador das seguintes categorias:

  • Corretor de imóveis;
  • Tabelião;
  • Agente de viagens;
  • Comissário de bordo;
  • Piloto de aeronaves.

Sob outra perspectiva, os desafios tendem a aumentar para os trabalhadores e para o RH em 2024, junto ao impacto das mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. A saber, segundo uma pesquisa do software de currículos Resume Builder, quatro em cada 10 empresas já têm ou planejam utilizar o apoio da inteligência artificial em entrevistas de emprego até 2024.

Para ficar por dentro do que acontece no mundo profissional, se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.