Chief of heart officer: novos cargos vêm surgindo nas empresas

Com as mudanças no mercado de trabalho, novos cargos são criados, como ‘diretor de trabalho híbrido’ ou ‘diretor do coração’

Em meio a tantas transformações nos modelos de trabalho, as empresas vêm criando posições especificamente para dar conta desse cenário. Recentemente, o LinkedIn registrou um aumento de 304% nos cargos com títulos que fazem referência a “trabalho híbrido” e um aumento de 60% nos relacionados ao futuro do trabalho desde o início da pandemia.

As novas posições vão desde líderes de anywhere office, diretores de saúde mental (ou “diretores do coração”, como em ‘Chief heart officer’) a gestores de flexibilidade e trabalho remoto.

Algo parecido já havia ocorrido antes, quando diretores de TI passaram a pipocar com o avanço da tecnologia nas empresas, ou quando os líderes de RH se tornaram líderes de pessoas com o amadurecimento da área.

Agora, com a ascensão do home office e de novas demandas do ambiente corporativo, como a atenção à saúde mental, novas posições também precisam surgir. 

“A quantidade de disrupções que tivemos balançou todos os aspectos dos negócios”, disse ao NY Times a coach de carreira J.T. O’Donnell. “O que é empolgante não é apenas o número de novas companhias e novas ideias, mas o número de novos tipos de empregos”.

O processo faz parte também das tentativas e erros comuns em períodos de adaptação. Assim, é possível que alguns dos cargos que estão sendo criados agora ainda passem por ajustes ou deixem de ser considerados necessários. “As pessoas vão experimentar vários títulos”, disse O’Donnell. “Algumas irão falhar porque estarão muito fora. Mas, de forma geral, devemos ver diversas transformações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.