Trabalhar de qualquer lugar, inclusive de outros países: essa a promessa do anywhere office
Que tal passar uma temporada em outro país e trabalhar de lá? Essa já é a realidade de algumas empresas. Em Londres, a Paddle, uma empresa de software para meios de pagamento, permite que seus 275 funcionários trabalhem em qualquer lugar do mundo 45 dias por ano.
Segundo o CEO, a Paddle desenhou a política de anywhere office após perceber que muitos funcionários estavam viajando e trabalhando em outros países.
Desde que foi implantada, em agosto de 2021, 42 funcionários da startup usufruíram do benefício. As únicas exigências da Paddle é que as solicitações para trabalhar em outro país sejam feitas antes da viagem e que os funcionários estejam em regiões com fusos horários de aproximadamente cinco horas de diferença.
Com o home office, conhecer outros países enquanto trabalha virou uma realidade para cada vez mais pessoas. Tanto é que 28 países já criaram vistos de nômades digitais. Empresas terão que começar a oferecer a possibilidade para atrair e reter talentos.
Em entrevista ao site Business Insider, a líder de RH da Paddle, Hannah Smith, comentou sobre a iniciativa. “A pandemia nos deu a habilidade de fazer as coisas de uma forma diferente”, disse. “Nós quisemos fazer isso porque o mundo estava começando a reabrir”.
Para respeitar as leis, a empresa buscou aconselhamento jurídico. Em geral, se pode trabalhar fora do seu país onde você está empregado por até 90 dias sem o funcionário ou a empresa estarem sujeitos a pagar impostos. Por isso o limite de 45 dias.
Outra empresa a anunciar uma política parecida foi o Airbnb, que afirmou que, no dia em que a medida foi divulgada, o site de carreira da empresa recebeu mais de 800.000 visitas. Ou seja: talvez essa seja uma boa saída para aumentar a atração e retenção de talentos.