Para preencher vagas em tecnologia, empresas focam em upskilling

Pesquisa mostra que upskilling de funcionários atuais e testes durante recrutamento de novos profissionais de tecnologia têm ganhado mais importância na agenda das organizações

Uma pesquisa conduzida pela The Linux Foundation descobriu que, para continuar tendo acesso aos melhores talentos em um cenário de incertezas econômicas, muitas empresas têm investido em upskilling, em vez de contratar consultorias especializadas em recrutamento ou profissionais mais experientes.

Entre as empresas entrevistadas, 59% disseram ter revisado os seus planos de contratação para 2023 e congelaram novas contratações. No entanto, mais organizações afirmaram que o plano é aumentar o número de posições técnicas, principalmente em áreas cuja demanda está crescendo, como segurança cibernética e inteligência artificial. 

Para isso, as organizações têm contratado mais desenvolvedores e gerentes de T.I., em vez de profissionais para cargos mais seniores. É justamente neste ponto que entram os investimentos de treinamento e desenvolvimento. Quando não encontram candidatos para preencher essas posições técnicas, 58% das empresas treinam seus funcionários atuais, enquanto apenas 38% contratam consultores de recrutamento.

Em relação às contratações, quase três quartos afirmaram que as certificações têm se tornado mais importantes para garantir que os futuros contratados possuam as habilidades necessárias. Já 81% apostam também em testes durante a seleção

Ao todo, 25% das organizações disseram ter aumentado a sua confiança e dependência nos incentivos de treinamentos e certificações este ano. Para resolver as demandas tecnológicas das companhias, 91% delas acreditam que o upskilling é mais importante do que a educação universitária.

“Treinamento e qualificação são estratégias essenciais para organizações que buscam lidar com o cenário de contratação em constante mudança. O relatório destaca que 70% das organizações pesquisadas oferecem oportunidades de treinamento para sua equipe técnica em novas tecnologias, demonstrando um compromisso com o desenvolvimento e crescimento contínuos”, declarou Clyde Seepersad, vice-presidente sênior e gerente geral de treinamento e certificação da The Linux Foundation, no relatório.

Quer saber mais sobre as mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?

A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.