Lideranças de TI precisam de treinamentos melhores, diz estudo

Pesquisa do Info-Tech Research Group apontou que lideranças de TI têm sido promovidas por habilidades técnicas e, muitas vezes, estão despreparadas para liderar

Um estudo feito pelo Info-Tech Research Group apontou que, em muitas áreas, especialmente em TI, as pessoas são promovidas com base em suas habilidades técnicas, o que faz com que elas, muitas vezes, estejam despreparadas para liderar.

Para resolver esse ponto, a pesquisa mostra que é necessário treinar habilidades de gerenciamento, principalmente as habilidades comportamentais, ou soft skills. No entanto, segundo o estudo, muitos programas de treinamento são ineficazes porque oferecem o conteúdo errado, de uma forma que não é memorável e não alinhada com os objetivos de negócios do departamento de TI.

O relatório aponta que as atividades de treinamento e desenvolvimento precisam ajudar as novas lideranças a construir hábitos melhores em vez de apenas dar a elas novas ideias e políticas. O sucesso da prática só acontece quando os profissionais podem aplicar regularmente o novo conhecimento e as novas habilidades no trabalho. 

“O treinamento eficaz deve priorizar a instrução centrada no aluno, com foco nas habilidades essenciais e sua aplicação prática. Ao permitir que as lideranças apliquem o que aprendem diariamente, as organizações podem oferecer melhor suporte a elas e melhorar o desempenho geral”, disse Jane Kouptsova, diretora de pesquisa do Info-Tech Research Group, em um comunicado à imprensa. 

Para ajudar as organizações a desenvolver melhores lideranças, a empresa sugere que os programas de treinamento sejam adaptados especificamente para gerentes de TI iniciantes e estejam alinhados com as metas de negócio. Também é preciso ter programas de treinamento que prevêem a aplicação prática de novas habilidades. Essa abordagem garante que o treinamento seja eficaz e relevante, melhorando o desempenho dos gestores.

A Info-Tech recomenda a seguinte abordagem:

  1. Compromisso pessoal: Incorpore atividades integradas para promover a responsabilidade e uma cultura de melhoria contínua nos programas de treinamento;
  2. Estrutura de Aprendizagem: Personalize as atividades de treinamento para garantir flexibilidade e acompanhar os gestores com uma autoavaliação de aprendizagem contínua;
  3. Apoio Organizacional: Comprometa-se a implementar novas habilidades no trabalho e agende oportunidades de feedback em módulos de treinamento.

Segundo o estudo, os programas de treinamento de lideranças de TI são mais eficazes quando as habilidades recém-adquiridas são aplicadas em até 48 horas após o aprendizado.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para desenvolver suas equipes e lideranças?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.