Investir em treinamento pode reter funcionários por mais de 10 anos

Segundo pesquisa, empresas que optam por investir no desenvolvimento e treinamento da equipe têm funcionários mais satisfeitos, motivados e engajados

Dar apoio à carreira e ao treinamento dos funcionários promove vantagens além da própria qualificação. Com o incentivo ao crescimento profissional, 44% dos trabalhadores da linha de frente tendem a se manter na função por um período adicional superior a uma década. Outros 20% afirmam que permaneceriam de 6 a 10 anos extras com os empregadores.

Já para 21%, o estímulo à capacitação pode segurar o profissional por mais três a cinco anos no emprego. Além disso, uma faixa reduzida (10%) poderia esticar o período na companhia por mais um ou dois anos. Os dados foram extraídos do recente Relatório de Cultura no Local de Trabalho 2023 da Kahoot!, plataforma de aprendizagem. 

O estudo contou com mais de 1.600 respondentes e trouxe descobertas interessantes para o mundo dos negócios: quase todos os funcionários (93%) estão motivados a aprender e a desenvolver habilidades. Inclusive, 71% desejariam ter outras oportunidades de ensino no trabalho. Ambas as taxas são reveladoras para as equipes de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Ainda sob a perspectiva do estudo, a capacitação é uma ótima alternativa para os funcionários que desejam ser especialistas na função que exercem (26%) e para habilitar quem gostaria de explorar outros ambientes e acumular experiências em demais cargos (20%). Outros 19% planejam subir na hierarquia corporativa e querem ocupar um papel de liderança por meio do treinamento. 

As descobertas revelam o “compromisso inabalável e o forte desejo de crescimento pessoal” dos funcionários dentro das companhias, afirmou o vice-presidente da Kahoot!, James Micklethwait.

Esse reflete os dados obtidos pelo LinkedIn’s 2018 Workplace Learning & Development Report , no qual 94% dos funcionários participantes afirmaram que poderiam permanecer por mais tempo nas empresas caso o desenvolvimento de carreira fosse ofertado.

Mas de que maneira as empresas podem ajudar os funcionários (e a própria companhia) nesta missão de crescimento mútuo?

Como investir no treinamento: caminhos e retornos

A capacitação nada mais é que fornecer técnicas para ampliar o horizonte de conhecimentos dos funcionários. Isso também auxilia na própria organização empresarial, pois promove uma maior motivação, além de auxiliar na retenção de talentos.

De acordo com os entrevistados pela pesquisa, há caminhos que as empresas podem seguir na trilha do aprimoramento, ao:

  • Fornecer feedbacks construtivos e orientação (38%);
  • Disponibilizar plataformas e recursos de aprendizagem online (32%);
  • Oferecer planos de progressão na carreira (32%) ;
  • Organizar check-ins para discutir o plano de desenvolvimento (26%);
  • Oferecer horários flexíveis para dar espaço ao aprendizado (25%).

Deixar de investir no capital humano da companhia pode ser desafiante, uma vez que isso pode resultar em profissionais insatisfeitos, uma elevada taxa de turnover – com alta rotatividade de funcionários -, baixa produtividade e despesas aumentadas.  

“A força de trabalho da linha de frente está dizendo aos nossos líderes algo importante: ‘quando você investe em nosso crescimento, verá nosso verdadeiro potencial e como podemos beneficiar a empresa no longo prazo'”, finalizou Micklethwait em um comunicado.

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.