Parabéns! Sim, é para você mesmo!

São vários os desafios hoje do RH, por isso é tão importante reconhecer aqueles que conseguem inovar, escreve Matthias Wegener para a Today

Logo Today

Atuar na área de RH é certeza de muito trabalho e dedicação. Se for em uma empresa pequena, mais ainda! Isso porque muitas vezes atuamos sozinhos ou em pequenos grupos para manter uma série de pratinhos rodando, tendo de dar conta das demandas de recrutamento e seleção, carreira, remuneração e desenvolvimento de pessoas, só para citar alguns exemplos.

Além disso, precisamos conseguir adequar todas estas ações à estratégia e à cultura da organização. Afinal, sem este alinhamento, muitas das nossas atividades não teriam o efeito esperado e não ajudariam a empresa a atingir seus objetivos, seja eles quais forem. 

O alinhamento estratégico também garante maior apoio de todos na organização para as ações da área. Por isso, ter lideranças de RH participando de importantes comitês da empresa é essencial para entender o caminho que se quer seguir e também conseguir trazer um olhar humano a estas discussões. 

Não bastasse tudo isso, nos últimos anos, novos temas muito importantes foram surgindo na área de gestão de pessoas. Assim, precisamos nos atualizar constantemente para nos manter a par destas novidades e garantir que elas também estejam sendo cobertas em nossas empresas. People analytics, transformação digital do RH e diversidade são só algumas dessas novas temáticas que surgiram nos últimos anos, mas que certamente já entraram no radar de muitas empresas brasileiras.

Mas, se temos que dar conta dos subsistemas tradicionais de RH, participar de atividades estratégicas para adequar nossas ações à estratégia e à cultura da organização e ainda nos atualizarmos perante os novos temas que aparecem em nossa área, como encontrar tempo para inovar?

A inovação é algo que é sempre almejado por todas as áreas de uma empresa. Seja para ganhar maior eficiência em um processo, gerar economia em um produto ou melhorar a experiência dos clientes ou dos funcionários, esta é uma palavra que sempre está em alta em todos os setores. Todos precisam contribuir para que a empresa possa estar em constante evolução. 

E, no RH, isso não é diferente. 

Felizmente, muitas empresas conseguem encontrar tempo para experimentar coisas novas e trazer a inovação para dentro dos processos de gestão de pessoas. Vale destacar que, nos últimos anos, o avanço da figura dos BPs (business partners) de RH muito contribuiu para que esta inovação pudesse acontecer – seja trazendo novas demandas pouco conhecidas das áreas que apoiam, seja ao assumirem parte das tarefas transacionais da área em parceria com os gestores de equipe, o que permite que o RH se concentre em outras atividades e na inovação. Por isso, se a sua empresa ainda não conta com a figura dos BPs, vale a pena pensar em adotá-la! 

Mas o que será que se está fazendo de novo no RH? Para conhecer estas novidades, a Think Work lançou, com o apoio da Flash Benefícios, o Prêmio Think Work Flash Innovations. Ele tem como objetivo reconhecer as práticas e projetos mais inovadores de RH em 12 categorias. Com isso, queremos não só destacar estas práticas, mas também compartilhá-las com a comunidade de RH para inspirar outras empresas na busca pela inovação e também contribuir com benchmarkings nas categorias avaliadas.

Mais do que só reconhecer as empresas, queremos também dar os devidos créditos àqueles que são os responsáveis por criar estas iniciativas e colocá-las em prática. Como já vimos, trazer ideias inovadoras para a área de RH pode muitas vezes não ser fácil por conta do volume de tarefas no dia a dia e a falta de tempo para uma reflexão mais profunda sobre os processos de trabalho e oportunidades de melhoria disponíveis. Mesmo quando uma ideia nova surge, a ausência de dados na área e a falta de apoio por parte dos executivos para acolher ideias do RH pode dificultar a implementação dessas iniciativas – especialmente quando há custos associados.

Por isso, se você e sua equipe conseguiram encontrar tempo para questionar o que é feito, identificar oportunidades de melhoria e colocar novas ideias em prática: parabéns! Vocês fazem parte da inovação do RH e estão ajudando a transformar as empresas em lugares mais humanos e que conseguem alinhar a produtividade às necessidades das pessoas. 

E é é justamente por reconhecermos esses desafios que queremos prestigiar os RHs que estão inovando. Nós, da Think Work, temos um convite a vocês: inscrevam-se no Prêmio Think Work Flash Innovations e contem o que vocês têm feito de diferente! Queremos não só conhecer, mas principalmente reconhecer estas iniciativas, oferecendo o merecido reconhecimento a todos os envolvidos perante o time, a empresa e a toda a comunidade do RH.

Participe! Conheça mais sobre o Prêmio em nosso site e inscreva seu case! E, se quiser dicas de como preencher o seu case, preparamos um post para te ajudar: Dicas para descrever seu projeto no Think Work Flash Innovations.

<strong>Matthias Wegener</strong>
Matthias Wegener

Especialista em clima organizacional e modelos de gestão de pessoas, é head de pesquisas e benchmarking na Think Work.

logo-today
Sua conexão com os principais RHs do país. Assine grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.