Mesmo sem perceber, você pode estar inovando. Entenda como inovar de forma simples e transformar a gestão de pessoas
“Sabe, inovação não é o forte da minha empresa”. Esse tipo de discurso ainda é comum em muitos RHs quando o assunto é esse. Mas será mesmo? Será que sua companhia não tem a capacidade de inovar ou está pensando em inovação como uma revolução tecnológica ou um cenário de empresas do Vale do Silício?
“Não precisa pedir benção para inovar”, defende Léo Kaufmann, especialista em gestão de pessoas, à frente do RH Summit e embaixador do Think Work Flash Innovations. O RH, talvez, ainda se cobre muito no que diz respeito à visão da inovação.
Para Tatiana Sendin, CEO da Think Work, “as inovações podem ser muito simples e trazer resultados enormes para os usuários”. Ela cita a caneta, que um dia foi uma inovação e até hoje é muito bem aproveitada. “Meu convite aqui é para descobrirmos ‘as canetas’ do RH: aquelas iniciativas que, mesmo simples, trouxeram resultados enormes para as pessoas e para os negócios”.
E quanto a isso, não faltam exemplos. “Na edição de 2022 do Prêmio Think Work Flash Innovations, percebemos que a inovação no RH acontece de 4 formas”, detalha Matthias Wegener, Chief Knowledge Officer da Think Work. São elas:
1. Inovar aprimorando práticas que já existem na empresa
Segundo Matthias, com base no conhecimento dos próprios funcionários de RH ou nas sugestões de funcionários, é possível chegar a iniciativas inovadoras.
Estudos realizados pela Harvard Business Review mostram que empresas que incentivam a participação dos funcionários no aprimoramento de práticas de RH têm um aumento de até 20% na satisfação e engajamento dos trabalhadores. Isso se deve ao fato de que os próprios profissionais conhecem melhor as necessidades e desafios da empresa, trazendo soluções mais alinhadas à realidade interna da organização.
2. Inovar conduzindo benchmarks com outras empresas
Se, a partir deste processo, a empresa vai adaptando iniciativas à sua realidade, ela pode chegar em inovações relevantes.
De acordo com o estudo “Inovação e Desenvolvimento de RH: Uma Abordagem Comparativa” da Society for Human Resource Management, empresas que realizam benchmarks com organizações de destaque no mercado e adaptam essas iniciativas à sua realidade têm um aumento médio de 15% na eficiência e qualidade dos processos de RH.
3. Inovar contratando fornecedores externos
Com o trabalho em parceria com fornecedores, é possível reconhecer soluções inovadoras a partir de seus sistemas, produtos ou serviços.
Pesquisas conduzidas pela Deloitte revelam que a contratação de fornecedores externos especializados em soluções inovadoras para RH resulta em ganhos significativos. Empresas que estabelecem parcerias estratégicas desse tipo experimentam, em média, um aumento de 30% na eficiência operacional e uma redução de 20% nos custos de recrutamento e seleção.
4. Inovar na gestão de pessoas realizando experimentos com conceitos
Quando desenhados pela própria empresa, os experimentos com conceitos podem levar a inovações.
Conceitos estes que podem ser simples: o que é inovação? O que são soft skills? Qual é a comunicação que mais combina com a cultura da nossa empresa? Todos esses conceitos podem ser trabalhados de forma a gerar resultados em inovação para a gestão de pessoas.
Simplicidade e inovação: uma parceria que não erra
Muitas das inovações vistas no Think Work Flash Innovations de 2022 seguiam a toada da simplicidade. A Pipo, por exemplo, ao se ver trabalhando remotamente, inovou ao criar um evento presencial para reunir seus funcionários, onde só seria permitido realizar atividades que não seriam possíveis no ambiente online. O resultado: interações criativas, mais inovação e um delicioso ambiente criado para vínculos entre colegas, com nível de satisfação de 4,77 (em 5).
Já a Renault, com o objetivo de confrontar uma dor do segmento automotivo, majoritariamente masculino e ainda repleto de vieses de gênero, criou o Café com Elas. A iniciativa contribui para o desenvolvimento e progressão de carreira das mulheres da empresa em um contexto que ainda está evoluindo em representatividade de gênero.
Um projeto prático e de vivência, onde as mulheres têm a oportunidade não apenas de receber conteúdo de formação relevante para suas carreiras e vidas, mas também uma espécie de mentoria coletiva de carreira com temas relacionados às suas dores, curiosidades e interesses, a partir do compartilhamento de mulheres mais experientes.
Percebendo que nenhuma dessas iniciativas demandou grandes investimentos de ponta, agora a pergunta recai sobre você: o que está esperando para inovar?
E se já inovou, o que está esperando para nos contar sobre sua iniciativa?
Traga sua ideia inovadora para o Think Work Flash Innovations. As inscrições são gratuitas e sua equipe inteira pode ser reconhecida em uma (ou até 6) de nossas 12 categorias de inovação. Inscreva-se agora!