Para 41% dos trabalhadores, IA terá impacto positivo nas carreiras

Segundo pesquisa da Robert Half, a geração Z e os Millennials são os mais otimistas em relação ao impacto positivo da IA em suas carreiras

Uma pesquisa feita pela consultoria de negócios Robert Half apontou que o uso de IA generativa faz com que parte dos trabalhadores se sintam otimistas em relação às suas habilidades e perspectivas de carreira. 

Segundo o estudo, que entrevistou 2.500 trabalhadores nos Estados Unidos, 41% acreditam que a tecnologia terá um impacto positivo nas suas carreiras, em comparação com 14% que temem que a IA possa tornar as suas competências obsoletas. Cerca de 1 em cada 4 entrevistados (26%) acredita que a IA generativa terá pouco ou nenhum impacto.

Os profissionais de tecnologia (63%) e de gestão de pessoas (54%) afirmam que a IA generativa criará mais procura pelas suas competências.

A Geração Z (63%) e os Millennials (57%) estão mais otimistas sobre os benefícios da IA ​​do que a Geração X (30%) e os Baby Boomers (21%).
 
“Dado o entusiasmo em torno da IA ​​generativa, é natural que os trabalhadores questionem o impacto que ela terá nas suas perspectivas de emprego imediatas e a longo prazo”, disse Trisha Plovie, vice-presidente sênior do futuro do trabalho da Robert Half, em um comunicado à imprensa.

Segundo ela, o que é importante neste momento é que tanto os trabalhadores como os empregadores priorizem e compreendam as capacidades, benefícios e riscos que a tecnologia pode apresentar.

De acordo com a pesquisa, os trabalhadores afirmam que os maiores benefícios do uso de IA generativa no trabalho são a automatização de tarefas demoradas (35%) e o aumento da eficiência e da produtividade (30%).

Muitas empresas também veem a vantagem de aproveitar a IA no local de trabalho. Em outra pesquisa feita anteriormente pela Robert Half, as gerências compartilharam as principais funções para quais suas equipes estão usando a tecnologia:

  • Finanças e contabilidade: automatizar a entrada de dados
  • Suporte administrativo e ao cliente: analisar e categorizar o feedback do cliente
  • Jurídico: simplificar a revisão e análise de documentos
  • Tecnologia: processar grandes volumes de dados para melhorar o desempenho do sistema
  • Marketing e criatividade: redação de textos para campanhas, mídias sociais e/ou comunicações

“Adotar a IA generativa no local de trabalho exigirá um conjunto claro de diretrizes e uma abertura ao seu potencial para ajudar a aliviar tarefas rotineiras, melhorar a produtividade e liberar tempo para projetos mais estratégicos”, concluiu Trisha.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.