Mesmo com IA, habilidades humanas ainda serão bastante demandadas

Pesquisa aponta que as habilidades humanas mais desejadas são: resolução de problemas, criatividade, originalidade, imaginação e capacidade de aprender

Uma pesquisa feita pela TalentLMS com gerentes de RH apontou que, com o maior uso da inteligência artificial no mercado de trabalho, habilidades humanas ainda são exigidas em todos os setores.

Segundo o estudo, 64% dos gerentes de RH reconhecem que o aumento do uso da IA ​​está transformando o cenário das habilidades demandadas, com 65% acreditando que habilidades digitais, interpessoais e cognitivas serão cruciais para o sucesso profissional. 

De acordo com os entrevistados, as três habilidades cognitivas mais procuradas hoje em dia ​​são: resolução de problemas, criatividade, originalidade e imaginação e capacidade de aprender.

Por outro lado, há uma preocupação das organizações com a lacuna de habilidades que a IA irá deixar. 43% dos gerentes de gestão de pessoas estimaram que a sua empresa enfrentará uma lacuna de habilidades como resultado do uso da tecnologia.

Para preencher essas lacunas, 58% dos gerentes de RH usarão iniciativas de upskilling e reskilling, 58% irão investir em ferramentas de treinamento de IA e 41% pretendem contratar novos funcionários. 54% dos entrevistados enfatizaram a importância de alocar orçamento para os treinamentos das novas tecnologias.

“Adotar a IA em nossas iniciativas de aprendizado e desenvolvimento é crucial para construir resiliência organizacional. Ela capacita os indivíduos a se adaptarem, inovarem e prosperarem em um cenário em constante evolução, garantindo o sucesso futuro.”, disse Thanos Papangelis, cofundador da TalentLMS, em um comunicado à imprensa

A pesquisa também revelou o impacto da IA ​​na saúde mental dos funcionários. 56% dos gerentes de RH concordaram que a necessidade de desenvolver novas habilidades, impulsionada pela tecnologia, está contribuindo para aumentar o estresse dos trabalhadores. Além disso, 58% expressaram preocupação de que a inteligência artificial esteja alimentando a insegurança no emprego entre os funcionários, enquanto a mesma porcentagem acredita que as gerações mais velhas podem se sentir menos confiantes no trabalho em comparação com seus colegas mais jovens.

Durante esse período de aprendizado e transição, 41%  dos gerentes de RH acreditam que as organizações devem se preparar para uma força de trabalho mista, composta por funcionários e IA, para maximizar os benefícios de implementação da tecnologia.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a experiência dos funcionários?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.