49% dos profissionais da Geração Z trabalham melhor sozinhos

Pesquisa feita pela Robert Walters também mostra que 37% dos profissionais da Geração Z não gostam de trabalhar em equipe

Mais de um terço dos profissionais da Geração Z (37%) afirmam que não gostam de trabalhar em equipe, com 49% dizendo que “trabalham melhor sozinhos”, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela empresa de recrutamento global Robert Walters.

O estudo também aponta que 62% das lideranças concordam que o maior impacto da entrada da Geração Z no mercado de trabalho é o declínio do trabalho colaborativo. 

Segundo os entrevistados, ainda que profissionais dessa geração contem com boa capacitação em tecnologia, as suas fracas competências interpessoais, ou soft skills, atrapalham o trabalho. 41% acreditam que a Geração Z não possui competências de comunicação adequadas e 21% também pensam que faltam competências de pensamento crítico.

Segundo Chris Poole, Diretor Geral da Robert Walters, a Geração Z tem o potencial de revolucionar as nossas formas de trabalhar e práticas empresariais, mas os locais de trabalho correm o risco de ficar parados ou retroceder, a menos que entendam como tirar o melhor partido deste grupo.

“Os jovens trabalhadores possuem um conjunto único de competências e características moldadas pela sua educação e experiências. Compreender estes pontos fortes – e adaptar-se a eles – pode, em última análise, levar a uma força de trabalho mais produtiva e bem-sucedida”, disse Chris em um comunicado à imprensa.

Outra pesquisa feita pela Robert Walters apontou que o conflito intergeracional é um fator-chave na rotatividade de funcionários, com um quarto dos trabalhadores dizendo que os conflitos com os colegas sobre as formas de trabalhar são um fator que contribui para a decisão de abandonarem o emprego.

“A capacidade da Geração Z de se comunicar de forma eficaz em ambientes virtuais é valiosa nos ambientes de trabalho cada vez mais remotos e digitais de hoje. No entanto, é evidente que a comunicação pessoal e o trabalho em equipe precisam ser desenvolvidos, se quisermos tirar o melhor proveito de uma força de trabalho multigeracional e ajudar os profissionais da Geração Z a prosperarem plenamente no local de trabalho”, acrescentou Chris Poole.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional. Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.