Recurso, que ainda está disponível apenas para Estados Unidos e Europa, permitirá que recrutadores enviem mensagens personalizadas a candidatos com ajuda da IA
O LinkedIn anunciou nesta semana que irá permitir que os recrutadores utilizem ferramentas de inteligência artificial para mandar mensagens personalizadas para os candidatos.
“Sabemos que a personalização funciona. Quando os recrutadores personalizam os InMails, eles observam um aumento de 40% nas taxas de aceitação. Mas sabemos que é quase impossível pesquisar manualmente cada candidato e personalizar cada mensagem em grande escala”, disse o VP de Produto do LinkedIn, Hari Srinivasan, em um comunicado.
Segundo Hari, o assistente de inteligência artificial irá reunir informações do perfil do candidato no LinkedIn, da descrição da vaga e da empresa para criar mensagens editáveis e personalizadas para o cliente.
Usar a nova função será fácil, de acordo com o comunicado. “Depois de selecionar um candidato no Recruiter, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão que diz “rascunho de mensagem personalizada” e uma mensagem exclusiva e personalizada será criada para você revisar, editar e enviar.” Será possível ainda personalizar ainda mais a mensagem selecionando campos adicionais, como local de trabalho, habilidades e tipo de local de trabalho.
A novidade já está disponível desde a última quinta-feira para algumas pessoas nos Estados Unidos e na Europa que usam o LinkedIn em inglês. Mais países serão contemplados a partir de junho.
O LinkedIn não é a primeira companhia a desenvolver inteligência artificial que pode ser utilizada pela gestão de pessoas. Neste mesmo mês, além da Microsoft (dona do LinkedIn), Google Cloud e IBM também lançaram ferramentas automatizadas que podem desempenhar algumas funções de gestão de pessoas. A criação do Google foi feita em parceria com a UKG, empresa de tecnologia voltada à área.
Quer saber mais sobre as mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?
A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.