Chamar funcionários de família é um mau sinal para candidatos

Pesquisa mostra que candidatos consideram um mau sinal quando ouvem recrutadores chamando os funcionários da empresa de família

Uma pesquisa lançada recentemente pela People Managing People, uma produtora de conteúdo para profissionais de gestão de pessoas, mostrou que 18% dos candidatos consideram um mau sinal quando os recrutadores chamam os funcionários da empresa de família.

O estudo, que utilizou mais de 5.000 comentários da rede social Reddit para chegar aos resultados, também mostrou outros pontos que os potenciais funcionários consideram negativos quando avaliam assumir uma nova vaga de emprego. Expectativa de horas extras, perguntas inapropriadas na entrevista, salários baixos e expectativas não realistas estão entre as principais questões relatadas pelos profissionais.

Os dados são ainda mais importantes quando analisados junto ao resultado de outra pesquisa, desta vez feita pela empresa de software de recrutamento Greenhouse, que mostrou que 45% dos trabalhadores já desistiram de uma vaga por uma experiência ruim no processo seletivo.

Para Finn Bartram, editor da People Managing People, “o estudo serve para mostrar que os candidatos devem ser cada vez mais críticos com a forma que os processos seletivos são conduzidos”. “Minha intenção não é de que os candidatos comecem os processos já desconfiados, mas que estejam cientes desses maus sinais e possam avaliar melhor o quanto se adequam de verdade àquela oportunidade”, disse Finn.

A pesquisa também apontou como os recrutadores podem evitar passar uma má impressão para os candidatos. Segundo ela, criar uma descrição da vaga sem jargões, ser transparente sobre a questão salarial e oferecer feedbacks em vários estágios do processo seletivo são pontos essenciais.

A questão salarial, inclusive, é confirmada por um outro estudo, dessa vez da plataforma de empregos Adzuna, que mostrou que um terço dos respondentes nem comparecem a uma entrevista de emprego caso não saibam qual a faixa salarial disponível para a vaga.

Quer saber mais sobre as mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?

A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.