Estados Unidos enfrentam carência de trabalhadores disponíveis

Taxa de desemprego é a menor em 50 anos; há cerca de 5 milhões de vagas a mais do que trabalhadores disponíveis 

O número de trabalhadores disponíveis nos Estados Unidos tem começado a preocupar o governo norte-americano. Entre 2000 e 2005, a população em idade para trabalhar aumentou seu número em 11,9 milhões no país. Já nos últimos cinco anos, entre 2017 e 2022, esse aumento foi de apenas 1,7 milhões de pessoas. 

Um dos maiores exemplos tem sido nas construções de fábricas de semicondutores, da Intel, com ajuda do governo, em Ohio. O objetivo é construir o maior complexo de fabricação de chips do mundo, com um investimento de 20 bilhões de dólares. O apoio das autoridades norte-americanas é uma tentativa de responder ao aumento da inflação no país. 

A primeira parte deste complexo, que prevê cerca de dez fábricas, é a construção de duas instalações e começou em janeiro desde ano com previsão de ser finalizada em 2025. Para isso, serão necessários 3 mil trabalhadores. A estimativa para todo o projeto é de 7 mil profissionais. 

No entanto, segundo a Bloomberg, a Intel tem enfrentado dificuldades para encontrar estes funcionários. De acordo com Catherine Hunt Ryan, presidente de manufatura e tecnologia na Bechtel Corp, a demanda por eletricistas e encanadores tem sido significativamente maior do que a oferta naquela área. A expectativa é de trazer, pelo menos, 40% de trabalhadores de outras áreas. 

Atualmente, a taxa de desemprego no país é a menor em mais de 50 anos (3,4%), enquanto as ofertas de emprego permanecem altas. Em janeiro, havia 5 milhões de vagas a mais do que trabalhadores disponíveis. A crise não é só no setor de construção, já que empresas de diversos ramos citam dificuldades no recrutamento. Faltam enfermeiros, professores, motoristas, policiais, bombeiros e muitos outros profissionais.

Segundo especialistas, será necessária uma intervenção significativa por parte do governo. Caso ela não aconteça, é provável que esse déficit de trabalhadores represente um problema para o crescimento da economia e provoque uma nova onda de fortalecimento da produção em outros países. 

Quer saber o que as empresas estão fazendo para aperfeiçoar seus processos de recrutamento?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.