20% dos profissionais apoiam a proibição do ChatGPT nas empresas

Segundo uma pesquisa feita pelo Glassdoor, trabalhadores da área do Direito são os mais propensos a apoiar a proibição do ChatGPT no trabalho

Ainda não se sabe sobre as possíveis consequências da popularização da inteligência artificial generativa, mas o seu uso no mercado de trabalho já tem sido aplicado, inclusive com empresas promovendo o treinamento de funcionários para que eles se tornem aptos a utilizá-la.

No entanto, pode ser que as organizações enfrentem certa resistência entre os profissionais. Uma pesquisa feita pelo Glassdoor, com 9.305 trabalhadores nos Estados Unidos, mostrou que 20% acreditam que deveria haver algum tipo de proibição ou restrição de acesso ao ChatGPT em seu local de trabalho. 

As opiniões variam entre áreas de atuação. A área do Direito é um dos destaques, com 32% dos entrevistados apoiando a proibição da plataforma. Na outra extremidade, as pessoas que mais se opõem a proibição de uso são: publicitários (87%), profissionais do marketing (87%), consultores (84%) e pessoas da área da saúde (83%).

Também há uma certa diferença entre gerações. “Não é de surpreender que apenas 17% dos profissionais de 21 a 25 anos apoiem a proibição, em comparação com 28% dos trabalhadores com mais de 45 anos, mostrando diferenças geracionais quando se trata de aceitar a IA”, escreveu a equipe de pesquisa econômica da Glassdoor.

Embora a pesquisa não tenha se debruçado em dados específicos sobre quem atua na gestão de pessoas, a área deve ser uma das impactadas pela inteligência artificial generativa. Empresas como Microsoft, IBM e Google Cloud anunciaram a criação de ferramentas automatizadas para ajudar o setor na criação de anúncios de vagas, na atração e seleção de candidatos e gerar programas de aprendizado. O LinkedIn também passou a usar IA para enviar mensagens personalizadas a candidatos a vagas.

Quer saber o que as empresas estão fazendo para preparar suas equipes para as novas tecnologias?

A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.