Brasil ocupa 49º lugar em ranking de países mais felizes do mundo

Felicidade dos brasileiros caiu 11 posições desde a última edição do ranking; Finlândia foi escolhida como o país mais feliz do mundo pela sexta vez consecutiva

O estudo World Happiness Report, publicado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN), classificou 137 países por grau de felicidade em um ranking em que o Brasil ocupa o 49º lugar. Na última edição, o país ocupava a 38ª posição.

Para classificar as nações, são considerados seis itens principais: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. O tempo usado para medir é sempre o dos três anos anteriores, ou seja, de 2020 a 2022. 

Pela sexta vez consecutiva, a Finlândia ocupa o primeiro lugar do ranking. Atrás dela, estão: Dinamarca, Islândia, Israel e Holanda, respectivamente. Na outra ponta do levantamento, estão o Líbano, em 136º, e o Afeganistão, em 137º, este pela terceira vez seguida. 

Ainda que o Brasil tenha caído 11 posições, os resultados mostram certa estabilidade na felicidade das nações, mesmo após a crise da covid-19. 

“Mesmo durante esses tempos difíceis, as emoções positivas permaneceram duas vezes mais prevalentes do que as negativas, e os sentimentos de suporte social duas vezes mais fortes do que os de solidão”, declarou John Helliwell, um dos autores do estudo, em um comunicado à imprensa. 

Na América Latina, a Costa Rica é o país mais feliz, ocupando o 23º lugar. Em seguida, antes do Brasil, aparecem: Uruguai (28º), Chile (35º), México (36º), Panamá (38º), Nicarágua (40º) e Guatemala (43º). A Argentina está na 52ª posição. 

Desde que o ranking foi criado, o Brasil apresentou, no início, uma boa colocação, ocupando o 25º lugar, em 2012, até alcançar a 17ª posição, em 2016. Desde então, a felicidade do brasileiro foi caindo. No ano seguinte, o país ficou na 22ª posição, depois em 28º, 32º em 2019 e 2020 e 41º em 2021.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional.
Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.