Inflação sobe no mundo todo

Dados mostram que em pelo menos 37 países, a inflação dobrou em relação a 2020

Não é só no Brasil que a inflação anda atacando o bolso. Nos Estados Unidos, ela também vem atingindo seu nível mais alto das últimas quatro décadas – tanto que o Instituto Pew Research Center comparou o aumento de preços por lá com o de outros países, especialmente nações desenvolvidas.

Em 37 das 44 nações avaliadas, a taxa média de inflação anual no primeiro trimestre deste ano foi pelo menos o dobro do primeiro trimestre de 2020, início da pandemia.

“Independentemente da taxa absoluta de inflação em cada país, a maioria mostra variações com o mesmo padrão básico: níveis relativamente baixos antes da pandemia atacar no primeiro trimestre de 2020; taxas sem alteração ou em queda para o resto daquele ano e em 2021, quando muitos governos reduziram drasticamente a atividade econômica; e taxas em alta começando na metade de 2021, quando o mundo lutava para voltar a algo mais perto do normal”, diz a nota do Pew Research Center.

Por outro lado, a remuneração das pessoas não estaria seguindo o mesmo ritmo. Ou seja: o custo de vida só tende a subir, enquanto o poder aquisitivo médio vem diminuindo.

Veja o ranking:

Países onde a inflação mais cresceu nos últimos dois anos

Israel: 25 vezes

Grécia: 21 vezes 

Itália: 20 vezes

Espanha: 13 vezes 

Portugal: 11 vezes

Rússia: 5 vezes

Estados Unidos: 4 vezes

Reino Unido: 3 vezes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.