Dados mostram que em pelo menos 37 países, a inflação dobrou em relação a 2020
Não é só no Brasil que a inflação anda atacando o bolso. Nos Estados Unidos, ela também vem atingindo seu nível mais alto das últimas quatro décadas – tanto que o Instituto Pew Research Center comparou o aumento de preços por lá com o de outros países, especialmente nações desenvolvidas.
Em 37 das 44 nações avaliadas, a taxa média de inflação anual no primeiro trimestre deste ano foi pelo menos o dobro do primeiro trimestre de 2020, início da pandemia.
“Independentemente da taxa absoluta de inflação em cada país, a maioria mostra variações com o mesmo padrão básico: níveis relativamente baixos antes da pandemia atacar no primeiro trimestre de 2020; taxas sem alteração ou em queda para o resto daquele ano e em 2021, quando muitos governos reduziram drasticamente a atividade econômica; e taxas em alta começando na metade de 2021, quando o mundo lutava para voltar a algo mais perto do normal”, diz a nota do Pew Research Center.
Por outro lado, a remuneração das pessoas não estaria seguindo o mesmo ritmo. Ou seja: o custo de vida só tende a subir, enquanto o poder aquisitivo médio vem diminuindo.
Veja o ranking:
Países onde a inflação mais cresceu nos últimos dois anos
Israel: 25 vezes
Grécia: 21 vezes
Itália: 20 vezes
Espanha: 13 vezes
Portugal: 11 vezes
Rússia: 5 vezes
Estados Unidos: 4 vezes
Reino Unido: 3 vezes