Estado de flow pode aumentar engajamento e produtividade

Pesquisa da McLean Company aponta que, embora não haja uma maneira única de implementar o estado de flow, há caminhos para que as organizações consigam atingi-lo

Não existe uma fórmula mágica para aumentar a produtividade e manter os funcionários engajados, mas um novo relatório da McLean & Company sugere que atingir o estado de fluxo (ou estado de flow) pode influenciar positivamente nesses dois desafios.

O estado de fluxo é o estado mental de estar totalmente imerso em uma atividade, onde tudo além da tarefa que a pessoa está desempenhando naquele momento parece desaparecer. Ele é comumente associado com pessoas praticando algum esporte, jogando videogame ou criando arte. 

Mas o relatório da McLean & Company aponta que profissionais que desempenham atividades como programação, design, pesquisa, cirurgias ou a resolução de problemas de negócio complexos também podem se beneficiar do estado de fluxo.

O estudo aponta que o estado de fluxo é atingido quando os funcionários de uma organização conseguem se sentir e, com isso performar, com bastante confiança. Por isso, o estado de fluxo também precisa de segurança psicológica para existir. 

Quando ele existe, os profissionais têm mais condições de atingirem bons resultados, aumentar seus engajamentos, melhorar a performance e aumentar a produtividade. No entanto, o estudo adverte que o estado de fluxo não é um projeto que pode ser implementado, mas, para atingi-lo a empresa precisa estabelecer um padrão de comportamentos e práticas que influenciam e estimulam os profissionais e as equipes a experimentá-lo. Questões como a saúde mental dos funcionários e uma consolidada cultura organizacional também se fazem essenciais para esse objetivo.

O estudo explica que o ciclo do estado de fluxo é composto por fases que são ativadas por três categorias de gatilhos:

  1. Gatilhos psicológicos: Esses gatilhos são internos e ajudam o  indivíduo a chamar sua atenção para o momento presente e prolongar sua concentração na tarefa atual. Alguns exemplos incluem atenção intensamente focada, objetivos claros, feedbacks oportunos e um equilíbrio entre o desafio em mãos e as habilidades possuídas pelo indivíduo;
  2. Gatilhos ambientais: Esses gatilhos são externos e incluem ambientes físicos. Eles podem ser manipulados para aumentar a probabilidade de os funcionários entrarem em um estado de fluxo e prolongar o tempo gasto nesse estado. Exemplos de gatilhos ambientais incluem ambientes ricos e “corporificação profunda” (prestar atenção em múltiplos sistemas sensoriais ao mesmo tempo);
  3. Gatilhos sociais: Esses gatilhos são especialmente importantes em um ambiente de grupo quando vários indivíduos estão tentando entrar em um estado de flow como uma equipe. Eles podem melhorar a harmonia e a coesão da equipe e incluem a concentração completa, os objetivos claros e compartilhados, a comunicação aberta, a familiaridade, a participação igualitária e o nível de habilidade, senso de controle e escuta ativa.

“No entanto, é importante lembrar que, embora todos tenham o potencial de atingir um estado de fluxo, nem todas as pessoas o alcançam da mesma maneira. Funcionários neuro divergentes, por exemplo, podem achar mais fácil ou mais difícil alcançar e manter o estado. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, mas as organizações podem empregar certas táticas para apoiar o estado de fluxo em toda a força de trabalho.”, disse, em um comunicado para a imprensa, Janet Clarey, diretora de Pesquisa em RH e Serviços de Pesquisa da McLean & Company.

Quer saber mais sobre as mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?

A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.