Hora de incluir horários para cochilo na rotina de trabalho?

Novo estudo mostra que tirar um cochilo durante o trabalho pode estar associado a um maior volume de atividade cerebral; empresas criaram espaços para funcionários dormirem

Um estudo feito por pesquisadores da UCL, em Londres, e da Universidade da República do Uruguai aponta que tirar cochilos durante o dia parece estar associado a um maior volume de atividade cerebral em adultos, o que pode significar uma maior proteção contra a neurodegeneração. Há outros estudos que também sugerem que um breve cochilo pode melhorar a capacidade de aprendizado das pessoas.

Dados como esses têm impulsionado funcionários e empresas a encararem a soneca durante o dia como uma parte da jornada de trabalho. 

Ao The Guardian, a co-fundadora do HuffPost, Arianna Huffington, declarou: “Dada a ciência mais recente sobre a eficácia do cochilo e a ligação clara entre funcionários que se sentem bem descansados ​​e sua produtividade, já passou da hora de as empresas adotarem cochilos curtos no trabalho.”

A empresa possui instalações para que os funcionários tirem cochilos durante o expediente. A medida não é exatamente uma novidade, mas ainda é raridade no mercado. O Google instalou, em 2014, cápsulas de sono em seus escritórios. Já empresas como a Nike e a Ben & Jerry’s possuem salas de soneca, que também são comuns nas big techs

A professora da Warwick University, Mattie Toma, explicou, em entrevista ao The Guardian, que uma pesquisa que conduziu com trabalhadores urbanos na Índia mostrou que cochilos de meia hora à tarde aumentaram a atenção, o bem-estar e a produtividade.

“Dadas as evidências emergentes sobre os benefícios dos cochilos, não apenas para o bem-estar do trabalhador, mas também para os resultados da empresa, as organizações devem considerar oferecer a seus funcionários a chance de cochilar”, disse Toma ao jornal britânico.

Em entrevista ao The Guardian, a professora Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, chama a atenção para o fato de que somos uma sociedade privada de sono, o que nos torna mais propensos a acidentes de trabalho, menores níveis de criatividade e concentração e maiores níveis de irritabilidade.
“As empresas que fornecem um espaço para descanso reduzirão os custos decorrentes do tempo perdido e dos erros relacionados à fadiga. Isso também dá às lideranças a chance de reconhecer os desafios da cultura 24 horas por dia, 7 dias por semana, e apresentar soluções de cima para baixo que incentivem os trabalhadores a se cuidarem dentro e fora do trabalho, o que ajuda bastante em termos de retenção”, disse.

Quer ficar por dentro das últimas notícias, pesquisas e tendências do mercado de trabalho?

Se inscreva na Think Fast, nossa newsletter semanal e gratuita, que traz uma curadoria dos temas que você precisa saber para navegar e se atualizar sobre o mundo profissional.
Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.