Insegurança entre líderes? É mais comum do que parece, mostra estudo

Estudo da Robin Pou Inc. descobriu que 56% dos líderes relatam insegurança mensal em algum aspecto crítico do trabalho

Uma pesquisa feita pela Robin Pou Inc. mostrou que 97% dos líderes questionam algum aspecto crítico de sua atuação – 56%, todo mês. Mais da metade (54%) experimenta dúvidas crônicas de liderança a longo prazo. Essas informações foram obtidas pelo Índice de Dúvida de Liderança, criado pela empresa.

As três principais habilidades de liderança questionadas são: gestão de conflitos (57%), estabelecimento de uma cultura próspera (54%) e gestão de mudanças (53%).

Os três principais gatilhos para que os líderes sintam insegurança são: gerenciamento de uma enorme carga de trabalho (28%), incapacidade de desempenho de uma equipe (24%) e disrupção do setor (22%)

O impacto das dúvidas

A pesquisa também descobriu que os gestores, normalmente, não gostam de abrir suas dúvidas sobre suas atribuições e funções. As três principais razões para isso são: medo de perder credibilidade (29%), medo de parecer fraco (29%) e acreditar que devem ter todas as respostas (28%).

Segundo a pesquisa, as próprias lideranças entendem que essas dúvidas têm um impacto negativo na eficácia dos seus trabalhos, impactando principalmente a eficácia dos líderes em inovar (61%), a criação de uma visão convincente (59%) e a função de delegar (58%).

Entre os que vivenciam esses momentos de dúvida, 65% relatam que isso os fez se sentir mais esgotados e 55% passaram a ter menos satisfação no trabalho. Como consequência, 35% passaram a ser mais mal-humorados e 33% excessivamente críticos. 

A pesquisa ainda descobriu que 41% dos gestores consideraram mudar de emprego por causa das dúvidas e 51% se perguntam se poderão ter sucesso como líderes daqui para frente.

Síndrome do impostor?

Por outro lado, o estudo também descobriu que 92% das lideranças entrevistadas não associam esses momentos de dúvida ao termo “síndrome do impostor”.

Segundo Robin Pou, fundador do Índice de Dúvida de Liderança, todos os líderes de sucesso vivenciam essa tal dúvida. Para ele, a nova pesquisa é importante porque a “síndrome do impostor” tem sido o único conceito para descrever qualquer forma de incerteza sobre o papel profissional de alguém, quando nem sempre é o caso.

“Descobrimos que os principais líderes não se identificam com esse termo. Os executivos, na verdade, sentem-se extremamente qualificados para as suas funções, mas eles questionam suas habilidades de liderança em situações específicas, e isso se transforma em dúvida total”, disse Robin em um comunicado à imprensa.

Quer ficar por dentro das mais recentes tendências que estão transformando o mundo da gestão de pessoas?

A Think Forward, nossa newsletter quinzenal exclusiva para assinantes, traz reflexões aprofundadas sobre temas de relevância para os RHs e para o mundo dos negócios. Clique aqui e assine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.