A performance da organização, o aumento de salário e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal motivam executivos C-level a mudarem de empresa
Embora o turnover no alto escalão seja tradicionalmente menos comum do que entre funcionários que estão mais abaixo na hierarquia, uma pesquisa da Skillsoft apontou que dois a cada cinco executivos do C-level no mercado de tecnologia estão, ao menos, um pouco propensos a procurar uma nova posição.
Foram entrevistados 8 mil lideranças de TI, entre elas, 213 pessoas do C-level, como CIOs, CTOs e CEOs.
Entre aquelas pessoas que querem mudar de empresa, as principais razões são:
- Performance da empresa (26%);
- Aumento de salário (21%);
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (21%);
- Falta de treinamento e desenvolvimento (17%);
- A gerência da empresa (17%);
- Carência de oportunidades equânimes (17%);
Já entre aqueles que querem mudar de cargo, as principais razões são:
- Oportunidade de crescimento e desenvolvimento (47%)
- Promoção (39%);
- Melhor uso de suas habilidades (39%);
- Aumento de salário no geral (17%);
- A gerência da empresa (15%);
- Performance da empresa (14%)
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (14%)
“As organizações devem investir no crescimento e desenvolvimento de toda a sua equipe de TI – o que pode combater a rotatividade em todos os níveis e garantir que as equipes de tecnologia estejam produzindo em um nível ideal para impulsionar o crescimento e a modernização dos negócios”, disse Apratim Purakayastha, diretor de produtos e tecnologia da Skillsoft, ao HR Dive.
Apratim ressalta a importância de tentar reter esses líderes, uma vez que a saída de gestores de TI costumam trazer problemas operacionais importantes para as empresas.
Segundo ele, quando chega a hora de potencialmente preencher uma função de C-level de tecnologia, geralmente é melhor e mais eficiente promover o talento interno, pois esses funcionários já estão familiarizados com o negócio e as tecnologias utilizadas.
Quer saber o que as empresas estão fazendo para melhorar a retenção dos funcionários e lideranças?
A biblioteca de cases da Think Work conta com diversos projetos de sucesso que relatam todo o processo desde a concepção da iniciativa, até a implementação e os resultados. Acesse nossa área exclusiva para assinantes e confira.