RHs podem ganhar tempo e eficiência ao contar com parceiros externos em iniciativas de inovação para atender melhor as suas pessoas
Na hora de inovar, é importante ter em mente (e no planejamento) os parceiros que podem ajudar na missão do crescimento das equipes e da organização. Esse foi um dos passos da trilha de sucesso de 46% das empresas certificadas pelo Prêmio Think Work Flash Innovations 2023, que tiveram a ajuda de fornecedores em seu caminho de inovação. Entre as companhias que não alcançaram a certificação, o índice cai quase 10 pontos percentuais, para 37%.
Os dados da premiação também revelam que 9 em cada 10 empresas contaram com sistemas de fornecedores na transformação digital do seu RH. Isso prova que firmar parcerias com o mercado impulsiona mudanças significativas em uma companhia. Os ganhos são contabilizados no recrutamento e treinamento, na satisfação dos trabalhadores e no desenvolvimento das estratégias para o crescimento geral da organização.
Alguns dos cases de sucesso do Prêmio Think Work Flash Innovations 2023 contaram com parceiros que foram verdadeiros aliados. Veja mais a seguir.
Parceria, saúde e bem-estar
Diante dos dados divulgados em 2022 pelo Relatório Mundial de Saúde Mental, da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que coloca o Brasil na posição de país mais ansioso e o quinto mais depressivo do mundo – o bem-estar dos funcionários tornou-se um dos desafios de qualquer RH. Assim entende a Danone, que criou o projeto Viva Bem.
A companhia contratou o médico José Maciel Filho, de perfil executivo, com MBA em gestão em saúde, para elaborar em plena pandemia um programa de cuidado integral para seus times. Para tanto, chamou a fornecedora Victory Solutions, que construiu um aplicativo sob medida para os seus 3.500 funcionários, o Avatar da Saúde.
O projeto conta com gympass, telemedicina e assistência na saúde mental dos trabalhadores. Além da melhora na vida dos funcionários, a Danone calcula ter alcançado uma economia de cerca de 13 milhões de reais por ano com a iniciativa, já que medidas preventivas, como a realização de atividades físicas e a adoção de outros hábitos saudáveis, reduzem a ocorrência de doenças e os gastos com plano de saúde.
A ideia de promover um ambiente de bem-estar amplo entre os trabalhadores também trouxe benefícios à empresa de logística UPS. A companhia, aliada à fornecedora de tecnologia SAP, criou um sistema de gerenciamento de transporte, que permitiu à UPS reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência das operações.
Priorizar as necessidades da equipe garante maior estabilidade na retenção de pessoas e diminuição do turnover. Com isso, a qualidade do serviço prestado e a produtividade da empresa crescem, já que as atividades são realizadas com maior motivação.
Start na capacitação tecnológica
Em 2022, o projeto com maior destaque no Prêmio Think Work Flash Innovations foi desenvolvido de uma startup para outra. A Pulpa, fintech de micro-investimento descentralizado, forneceu para a Conta Azul, uma empresa desenvolvedora de sistemas de gestão financeira, um app de poupança privada para os filhos de funcionários das empresas.
A iniciativa foi campeã na categoria Remuneração e Benefícios e funcionou inicialmente da seguinte maneira: a cada 50 reais descontados da folha de pagamento, outros 50 reais eram depositados pela empresa na conta criada para o dependente. Assim, 100 reais por mês eram destinados ao futuro dos jovens. Isso aumentou a conexão dos trabalhadores com os filhos e ainda espalhou o nome da empresa mundo afora, fortalecendo a marca empregadora.
Os jovens também foram pauta de outros dois projetos apoiados por fornecedores da inovação. A saber: um laço entre a empresa de tecnologia IBM e a consultoria de recursos humanos ManpowerGroup rendeu bons frutos. Em 2017, as companhias se uniram para alcançar, ou melhor, desenvolver, um objetivo comum: o programa P-Tech. Com ele, mais de 200 escolas ao redor do mundo obtiveram novas ferramentas para capacitar jovens em carreiras de tecnologia.
Outro exemplo é o programa Santander Talentum, desenvolvido por intermédio da parceria da empresa de serviços financeiros Santander com a escola de negócios IESE Business School. A iniciativa oferece oportunidades de trabalhos inovadores na área financeira para universitários e já capacitou mais de 400 jovens.
Tais atitudes são importantes para reduzir a carência de profissionais capacitados para o mercado tech – de acordo com um levantamento do Google for Startups sobre escassez no mercado de TI, o Brasil tende a apresentar um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025.
Escolher inovar na gestão de pessoas é uma ferramenta para se destacar no mercado de trabalho e uma ótima solução para o crescimento profissional e da cultura organizacional, ao promover uma maior satisfação dos funcionários, além de atrair e reter novos talentos.
O Think Work Flash Innovations premia projetos em 12 categorias de inovação, além dos destaques do ano. O prêmio é aberto a empresas de todos os setores e tamanhos e tem como objetivo estimular a cultura de inovação em gestão de pessoas no Brasil.
Para conhecer mais pontos de destaque em inovação das empresas certificadas e saber quais são elas, acesse o nosso e-book do Think Work Flash Innovations 2023.